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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22240
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Beato, Lucas Boacnin | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-08T15:28:43Z | - |
dc.date.available | 2018-08-08T15:28:43Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-06 | - |
dc.identifier.citation | BEATO, Lucas. Uso de motores stirling para recuperação de energia em propulsores navais: Avaliação da sustentabilidade. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22240 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Motor Stirling | pt_BR |
dc.subject | Engine Stirling | pt_BR |
dc.subject | Regeneração | pt_BR |
dc.subject | Energia | pt_BR |
dc.subject | Recuperação | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Naval | pt_BR |
dc.subject | Regeneration | pt_BR |
dc.subject | Energy | pt_BR |
dc.subject | Recovery | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.title | Uso de motores Stirling para recuperação de energia em propulsores navais: Avaliação da sustentabilidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sales, Wisley Falco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6214233322537821 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3231550746759896 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A sociedade busca constantemente desenvolver formas de obter energia de forma mais eficiente com sustentabilidade e com menor emissão de poluentes. Deve-se encontrar maneiras de se reduzir o consumo de combustíveis fósseis, pois além de gerarem grande impacto ambiental contribuindo para o aquecimento global, são recursos limitados que estarão esgotados no futuro. Embora até o momento esteja sendo descartada, a energia térmica contida nos gases de combustão de motores poderia ser aproveitada quando usada como uma alternativa para alimentar um motor de Stirling. A potência gerada por este motor poderia ser usada para gerar eletricidade, por exemplo. Portanto, este trabalho abordou como isso seria possível, analisando os tipos de motores Stirling e qual seria a melhor opção para se ajustar à aplicação, bem como possíveis otimizações para melhora do desempenho. Finalmente, concluiu-se a potência obtida pelo motor Stirling é economicamente viável em uma dada aplicação. A aplicação escolhida para este trabalho foi em propulsores navais, pois para a utilização do motor Stirling é necessário grande espaço disponível, sendo assim possível sua instalação nestes. Ao final do trabalho será informado qual a economia de combustível conseguida, a diminuição de emissões de CO2, o valor da economia financeira e do investimento necessário, atendendo aos requisitos de sustentabilidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 36 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
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