Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22238
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Avaliação do transporte de sedimentos gerados na bacia hidrográfica do rio jordão localizado no triângulo mineiro
Author: Abreu, Matheus Henrique Alves de
First Advisor: Pereira , Carlos Eugênio
First member of the Committee: Georgetti, Giovana Bizão
Second member of the Committee: Paula, Iridalques Fernandes de
Summary: Para se construir um reservatório é necessário avaliar alguns fatores que influenciam sua vida útil. O transporte de sedimentos em um curso d’água está diretamente relacionado com a vida útil do reservatório, sendo o responsável pelo processo de assoreamento, que é o acúmulo de sedimentos no fundo, o qual provoca a diminuição do volume útil. O curso d’água a ser estudado foi o rio Jordão, que se localiza próximo a Araguari-MG, no Triângulo Mineiro. Foram feitas coletas mensais em quatro pontos do rio, onde foram coletadas amostras de sedimentos de fundo, dados de vazão, velocidade, nível de água, temperatura, entre outras. Utilizou-se equipamentos como o ADCP (Accoustic Doppler Current Profiler) e o molinete fluviométrico para medir a vazão, e também foi determinado a partir dos conjuntos de vazão e nível coletados, as curvas-chave de cada seção, um método de medição indireta da vazão em cada seção, as quais foram feitas apenas por motivos didáticos, devido a insuficiência de dados para uma precisão aceitável. Com os dados de campo se realizou ensaios de laboratório para determinar a granulometria dos sedimentos e a concentração de sólidos suspensos, dissolvidos e totais na água. Assim foi possível utilizar métodos para o cálculo da descarga de sedimentos, os quais foram: Método de Colby, Método de Meyer Peter e Müler e o Método de Van Rijn. A partir destes métodos foi possível estabelecer uma conexão do transporte de sedimentos com os períodos de chuva na região e com processos erosivos no solo das proximidades, observados durante as coletas de campo. Também com estes dados pôde-se avaliar a seção mais favorável para a construção de um reservatório, levando-se em consideração apenas o processo de assoreamento.
Keywords: Reservatórios
Transporte de sedimentos
Método de Colby
Método de Van Rijn
Método de Meyer Peter e Müler
Curva-chave
Rio Jordão
Araguari
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ENGENHARIA HIDRAULICA::HIDROLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ABREU, Matheus Henrique. Avaliação do transporte de sedimentos gerados na bacia hidrográfica do rio Jordão localizado no Triângulo Mineiro. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22238
Date of defense: 23-Jul-2018
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçãoTransporteSedimentosTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO2.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.