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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22187
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Bessa, Renato Falconi | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-06T16:20:55Z | - |
dc.date.available | 2018-08-06T16:20:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-12 | - |
dc.identifier.citation | BESSA, R. F. Experimental Aeroacoustic Study of Noise Reduction Devices for UAVs. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22187 | - |
dc.description.abstract | The present study focuses on the effects of noise reduction devices for unmanned aerial vehicles, motivated by the sudden growth in the number of consumer and commercial drones, which could lead to an increase in noise pollution, especially in major cities. Initially, a summary of possible solutions to noise reduction is presented in the literature review section, then, the 3D printing and manufacturing process is explained for each device built. Thereafter, two duct and four propeller configurations are tested and analyzed through the signal acquisition of the noise frequency spectrum, which demonstrates that ducts amplify the noise signature in a range of high frequencies, while certain propeller configurations manage to reduce over 0.5 dBA for most of the frequency spectrum and up to 4 dBA at certain frequencies. Finally, results and conclusions are discussed in the final chapters, comparing the effectiveness of each device to the unshrouded standard propeller. | pt_BR |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Redução de ruído | pt_BR |
dc.subject | Noise Reduction | pt_BR |
dc.subject | Aeroacústica | pt_BR |
dc.subject | Aeroacoustics | pt_BR |
dc.subject | UAVs | pt_BR |
dc.subject | VANTs | pt_BR |
dc.subject | Drone | pt_BR |
dc.title | Experimental aeroacoustic study of noise reduction devices for UAVs | pt_BR |
dc.title.alternative | Estudo aeroacústico experimental de dispositivos de redução de ruído para VANTs | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Duarte, Marcus Antônio Viana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9030389274220180 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Odenir de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8197975215358295 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Morais, Tobias Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1191521113361645 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo é focado nos efeitos de dispositivos de redução de ruído para veículos aéreos não tripulados, motivado pelo súbito crescimento no número de drones recreativos e comerciais, que poderiam levar a um aumento da poluição sonora, especialmente em grandes cidades. Inicialmente, um resumo de possíveis soluções para redução de ruído é apresentado na seção de revisão de literatura, então, o processo de fabricação e impressão 3D é explicado para cada dispositivo construído. Em seguida, duas configurações de duto e quatro configurações de hélices são testadas e analisadas através da aquisição de sinal do espectro de frequência do ruído. O qual demonstra que dutos amplificam a assinatura acústica em uma faixa de frequências altas, enquanto que certas configurações de hélice conseguem reduzir acima de 0.5 dBA para maior parte do espectro de frequência e até 4 dBA em determinadas frequências. Por fim, resultados e conclusões são discutidos nos capítulos finais, comparando a eficiência de cada dispositivo com a hélice padrão sem duto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Aeronáutica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 56 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
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