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dc.creatorBessa, Renato Falconi-
dc.date.accessioned2018-08-06T16:20:55Z-
dc.date.available2018-08-06T16:20:55Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.citationBESSA, R. F. Experimental Aeroacoustic Study of Noise Reduction Devices for UAVs. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22187-
dc.description.abstractThe present study focuses on the effects of noise reduction devices for unmanned aerial vehicles, motivated by the sudden growth in the number of consumer and commercial drones, which could lead to an increase in noise pollution, especially in major cities. Initially, a summary of possible solutions to noise reduction is presented in the literature review section, then, the 3D printing and manufacturing process is explained for each device built. Thereafter, two duct and four propeller configurations are tested and analyzed through the signal acquisition of the noise frequency spectrum, which demonstrates that ducts amplify the noise signature in a range of high frequencies, while certain propeller configurations manage to reduce over 0.5 dBA for most of the frequency spectrum and up to 4 dBA at certain frequencies. Finally, results and conclusions are discussed in the final chapters, comparing the effectiveness of each device to the unshrouded standard propeller.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedução de ruídopt_BR
dc.subjectNoise Reductionpt_BR
dc.subjectAeroacústicapt_BR
dc.subjectAeroacousticspt_BR
dc.subjectUAVspt_BR
dc.subjectVANTspt_BR
dc.subjectDronept_BR
dc.titleExperimental aeroacoustic study of noise reduction devices for UAVspt_BR
dc.title.alternativeEstudo aeroacústico experimental de dispositivos de redução de ruído para VANTspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Duarte, Marcus Antônio Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9030389274220180pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Odenir de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197975215358295pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Tobias Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1191521113361645pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é focado nos efeitos de dispositivos de redução de ruído para veículos aéreos não tripulados, motivado pelo súbito crescimento no número de drones recreativos e comerciais, que poderiam levar a um aumento da poluição sonora, especialmente em grandes cidades. Inicialmente, um resumo de possíveis soluções para redução de ruído é apresentado na seção de revisão de literatura, então, o processo de fabricação e impressão 3D é explicado para cada dispositivo construído. Em seguida, duas configurações de duto e quatro configurações de hélices são testadas e analisadas através da aquisição de sinal do espectro de frequência do ruído. O qual demonstra que dutos amplificam a assinatura acústica em uma faixa de frequências altas, enquanto que certas configurações de hélice conseguem reduzir acima de 0.5 dBA para maior parte do espectro de frequência e até 4 dBA em determinadas frequências. Por fim, resultados e conclusões são discutidos nos capítulos finais, comparando a eficiência de cada dispositivo com a hélice padrão sem duto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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