Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22178
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSoares, Luciana Guimarães-
dc.date.accessioned2018-08-03T19:26:58Z-
dc.date.available2018-08-03T19:26:58Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.citationSOARES, Luciana Guimarães. Spot para radioblog: uma proposta de multiletramentos em sala de aula. 2018.198 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.937.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22178-
dc.description.abstractThe research Project at hand was aimed at the production of publicity ads – Spot – instantiated in audio files, podcasts, to be placed in radioblogs as a way of developing competence on reading, writing and speaking for students at the 9th year on Elementary School. We’ve opted for a study which could contemplate three aspects: Language, Culture and Technology for the composition of a Didactic Prototype that could be able to help on pedagogical practices aimed at the multiliteracy of our students. Another bias guiding this task is the teaching of the language ruled by the textual genres, with the objective of improving the speech, textual and linguistic practices of the pupils, starting from the use and reflection upon different musical expressions for the composition of audio files – spot for radioblog. Furthermore, we also aimed to minimize the gaps existing on school practices concerning the teaching of the oral genres, with the different levels of formality, which meet the needs of a society increasingly multimodal and multisemiotic. Our proposal in interveining was based on various theoretical assumptions, from which we highlight Rojo (2012), Marcuschi (2002, 2008), Coscarelli (2014), Dolz and Schneuwly (2004), Bezerra (2017). As this study’s final product, we present the radioblog Acorde na Sala, backing up the spot genre, tied to the Internet. The audio files are the result of the reflection of these young pupils about musical and/or cultural preferences and the school’s need of promoting a channel where the students are able to express in a critical and autonomous form, by speech or writing, on school context and beyond that.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSpotpt_BR
dc.subjectRadioblogpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.titleSpot para radioblog: uma proposta de multiletramentos em sala de aula.pt_BR
dc.title.alternativeSpot for radioblog: a proposal of multiletrament in classroom.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Floripi, Simone Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6926422246316096pt_BR
dc.contributor.referee1Marine, Talita de Cássia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1206893628421376pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Claudia Goulart-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4956288678242627pt_BR
dc.creator.Lattes2933292617088196pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa visou à produção de anúncios publicitários – Spot – instanciados em arquivos de áudio, podcasts, para veiculação em radioblog como forma de desenvolver a competência leitora, de escrita e de oralidade para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Optamos por um estudo que contemplasse três aspectos: linguagem, cultura e tecnologia para a composição de um Protótipo Didático que fosse um auxiliador nas práticas pedagógicas voltadas aos multiletramentos dos nossos estudantes. Outro viés norteador deste trabalho é o de ensino de língua pautado nos gêneros textuais, objetivando o aprimoramento das práticas discursivas, textuais e linguísticas dos educandos, a partir do uso e reflexão de diferentes expressões musicais para a composição de arquivos de áudios - spot para radioblog. Ademais, buscamos também minimizar as lacunas existentes na prática escolar acerca do ensino de gêneros orais, em seus diferentes níveis de formalidade, que atendam às necessidades de uma sociedade cada vez mais multimodal e multissemiótica. A nossa proposta de intervenção fundamentou-se em pressupostos teóricos diversos, dos quais destacamos Rojo (2012), Marcuschi (2002, 2008), Coscarelli (2014), Dolz; Schneuwly(2004), Bezerra (2017). Como produto final deste estudo, apresentamos a radioblog Acorde na sala, como suporte do gênero spot, vinculado à internet. Os arquivos de áudio são fruto da reflexão desses jovens sobre as preferências musicais e/ou culturais e da necessidade de a escola promover um canal para que os estudantes possam se expressar de forma crítica e autônoma, nas modalidades faladas e escritas, no contexto escolar e para além dele.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration199pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.937pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SpotRadioblogProposta.pdf2.47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.