Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22178
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Spot para radioblog: uma proposta de multiletramentos em sala de aula.
Alternate title (s): Spot for radioblog: a proposal of multiletrament in classroom.
Author: Soares, Luciana Guimarães
First Advisor: Floripi, Simone Azevedo
First member of the Committee: Marine, Talita de Cássia
Second member of the Committee: Morais, Claudia Goulart
Summary: A presente pesquisa visou à produção de anúncios publicitários – Spot – instanciados em arquivos de áudio, podcasts, para veiculação em radioblog como forma de desenvolver a competência leitora, de escrita e de oralidade para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Optamos por um estudo que contemplasse três aspectos: linguagem, cultura e tecnologia para a composição de um Protótipo Didático que fosse um auxiliador nas práticas pedagógicas voltadas aos multiletramentos dos nossos estudantes. Outro viés norteador deste trabalho é o de ensino de língua pautado nos gêneros textuais, objetivando o aprimoramento das práticas discursivas, textuais e linguísticas dos educandos, a partir do uso e reflexão de diferentes expressões musicais para a composição de arquivos de áudios - spot para radioblog. Ademais, buscamos também minimizar as lacunas existentes na prática escolar acerca do ensino de gêneros orais, em seus diferentes níveis de formalidade, que atendam às necessidades de uma sociedade cada vez mais multimodal e multissemiótica. A nossa proposta de intervenção fundamentou-se em pressupostos teóricos diversos, dos quais destacamos Rojo (2012), Marcuschi (2002, 2008), Coscarelli (2014), Dolz; Schneuwly(2004), Bezerra (2017). Como produto final deste estudo, apresentamos a radioblog Acorde na sala, como suporte do gênero spot, vinculado à internet. Os arquivos de áudio são fruto da reflexão desses jovens sobre as preferências musicais e/ou culturais e da necessidade de a escola promover um canal para que os estudantes possam se expressar de forma crítica e autônoma, nas modalidades faladas e escritas, no contexto escolar e para além dele.
Abstract: The research Project at hand was aimed at the production of publicity ads – Spot – instantiated in audio files, podcasts, to be placed in radioblogs as a way of developing competence on reading, writing and speaking for students at the 9th year on Elementary School. We’ve opted for a study which could contemplate three aspects: Language, Culture and Technology for the composition of a Didactic Prototype that could be able to help on pedagogical practices aimed at the multiliteracy of our students. Another bias guiding this task is the teaching of the language ruled by the textual genres, with the objective of improving the speech, textual and linguistic practices of the pupils, starting from the use and reflection upon different musical expressions for the composition of audio files – spot for radioblog. Furthermore, we also aimed to minimize the gaps existing on school practices concerning the teaching of the oral genres, with the different levels of formality, which meet the needs of a society increasingly multimodal and multisemiotic. Our proposal in interveining was based on various theoretical assumptions, from which we highlight Rojo (2012), Marcuschi (2002, 2008), Coscarelli (2014), Dolz and Schneuwly (2004), Bezerra (2017). As this study’s final product, we present the radioblog Acorde na Sala, backing up the spot genre, tied to the Internet. The audio files are the result of the reflection of these young pupils about musical and/or cultural preferences and the school’s need of promoting a channel where the students are able to express in a critical and autonomous form, by speech or writing, on school context and beyond that.
Keywords: Spot
Radioblog
Tecnologia
Technology
Ensino de língua portuguesa
Portuguese language teaching
Linguística
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Quote: SOARES, Luciana Guimarães. Spot para radioblog: uma proposta de multiletramentos em sala de aula. 2018.198 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.937.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.937
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22178
Date of defense: 28-Feb-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SpotRadioblogProposta.pdf2.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.