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dc.creatorPrado Filho, Jorge Humberto Domingues do-
dc.date.accessioned2018-08-02T17:45:56Z-
dc.date.available2018-08-02T17:45:56Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.citationPRADO FILHO, Jorge Humberto Domingues do. Determinação das configurações ótimas de winglets em aeronaves usando técnicas de meta-modelagem e otimização multi-objetivo. 2018. 92 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica)- Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22162-
dc.description.abstractIn the case of aeronautical components, the wing geometry presents great influence on the drag and lift coefficients. Seeking to reduce a portion of the drag force, the use of wing tip surfaces, such as winglets, has proved to be a good solution. However, to obtain the optimal winglet configuration considering its geometric parameters, a wide range of experiments is required. Aiming at alternatives to traditional experimental procedures, given the embedded cost, several computational techniques have been employed. In this scenario, the objective of this contribution is the determination of representative meta-models for the system. Subsequently, by means of multi-objective optimization techniques, it is sought to determine a better configuration based on the drag / lift relationship, using the Kriging Method to obtain the meta-models. The results obtained demonstrate the effectiveness of the methodology proposed as an alternative for the treatment of these problems by reducing the time spent conducting experiments, obtaining concomitantly better combinations between the project variables and meeting the two proposed objectives. In addition, we can see from the results, the optimization of optimal conditions around 3 different combinations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectForças de sustentação e arrastopt_BR
dc.subjectLift and drag forcespt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectComputational Fluid Dynamicspt_BR
dc.subjectMeta-modelagempt_BR
dc.subjectMeta-modelingpt_BR
dc.subjectKrigingpt_BR
dc.subjectOtimização Multi-objetivopt_BR
dc.subjectMulti-objective Optimizationpt_BR
dc.subjectDinâmica de fluidos computacionalpt_BR
dc.titleDeterminação das configurações ótimas de winglets em aeronaves usando técnicas de meta-modelagem e otimização multi-objetivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cavalini Junior, Aldemir Aparecido-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387727577180664pt_BR
dc.contributor.advisor1Vedovotto, João Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630598971511798pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630598971511798pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Renato Pacheco-
dc.contributor.referee4Lobato, Fran Sérgio-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7640108116459444pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3718421260171430pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEm se tratando de componentes aeronáuticos, a geometria da asa apresenta grande influência sobre os coeficientes de sustentação e arrasto. Buscando reduzir uma parcela da força de arrasto, a utilização de superfícies de ponta de asa, tais como winglets, tem se mostrado uma boa solução. Todavia, para a obtenção da configuração ótima de winglet considerando seus parâmetros geométricos, uma vasta gama de experimentos é requerida. Visando alternativas aos tradicionais procedimentos experimentais, visto o custo embarcado, diversas técnicas computacionais vêm sendo empregadas. Neste cenário, a presente contribuição tem por objetivo a determinação de meta-modelos representativos para o sistema. Posteriormente, por meio de técnicas de otimização multi-objetivo busca-se determinar uma melhor configuração visando a relação arrasto/sustentação, empregando para a obtenção dos meta-modelos o Método Kriging. Os resultados obtidos demonstram a eficácia da metodologia proposta como alternativa para o tratamento destes problemas ao reduzir o tempo dedicado a realização de experimentos, obtendo concomitantemente melhores combinações entre as variáveis de projeto e que atendiam os dois objetivos propostos. Além disso percebe-se através dos resultados, o agrupamento das condições ótimas em torno de 3 combinações distintas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration92pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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