Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22161
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Divergência genética e pré-seleção de linhagens masculinas e femininas para obtenção de híbridos de Cucurbita pepo
Autor(es): Santos, Rodrigo Fernandes dos
Primeiro orientador: Maciel, Gabriel Mascarenhas
Primeiro membro da banca: Oliveira, Camila Soares de
Segundo membro da banca: Beloti, Igor Forigo
Resumo: Estudos de divergência genéticas de caracteres agronômicos em bancos de germoplasma são fundamentais para caracterização de genótipos que podem ser utilizados como acessos em programas de melhoramento. A potencialidade na quantidade de produção de flores femininas e masculinas de seus progenitores podem ser determinantes no processo de produção de sementes híbridas. Deste modo, o trabalho foi realizado com o objetivo de analisar a divergência genética entre acessos de Cucurbita pepo, caracterizar possíveis progenitores femininos e masculinos e verificar se existe coerência entre os métodos hierárquicos e de otimização aplicados e indicar genótipos promissores para produção de sementes de hibridas de C. pepo. O ensaio foi conduzido na Estação Experimental de Hortaliças da Universidade Federal de Uberlândia, campus Monte Carmelo, entre 2015 a 2017. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos inteiramente casualizados (DIC) com 163 tratamentos e 4 repetições. Os genótipos foram obtidos seguindo o método genealógico até a quarta autofecundação de híbridos e cruzamento entre híbridos simples e duplos. As características agronômicas avaliadas foram: índice SPAD e temperatura foliar, ambos nas fases vegetativa, florescimento e frutificação da cultura; número de flores femininas e número de flores masculinas. Pode-se concluir que existe variabilidade genética entre os genótipos. O método hierárquico UPGMA permitiu maior discriminação entre os genótipos. Os genótipos PX vs ANTONELA #8#2 e GIOVANA vs ALANIS #11#1 apresentaram valores superiores quanto ao número de flores femininas e masculinas, respectivamente. Estes dados provavelmente indicam aptidão destes genótipos para o uso como parentais femininos e masculinos para futuros programas de melhoramento e também para acessos com finalidade a produção de sementes hibridas de C. pepo, reduzindo o custo de produção e aumentando a produtividade.
Palavras-chave: Abóbora
Divergência
Sementes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::MELHORAMENTO VEGETAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Rodrigo Fernandes dos. Divergência genética e pré-seleção de linhagens masculinas e femininas para obtenção de híbridos de Cucurbita pepo. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) – Universidade Federal de Uberlândia campus Monte Carmelo, Monte Carmelo, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22161
Data de defesa: 6-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DivergênciaGenéticaEPré-seleção.pdf1.58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.