Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22160
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Adsorção e dessorção de fósforo no subproduto da indústria cerâmica e na matéria-prima submetida à pré-tratamento térmico
Autor(es): Moreira, Taine Cristina
Primeiro orientador: Costa, Enio Tarso de Souza
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Bruno Nery Fernandes
Segundo membro da banca: Assis, Gleice Aparecida de
Resumo: As telhas e tijolos são constituídos pela mistura de diversos tipos de argila, denominada de matéria-prima (MP), processada e tratada termicamente entre 600 a 1400°C. Durante o processo produtivo da indústria cerâmica geram-se os cacos de telhas e tijolos, denominados de subproduto da indústria cerâmica (SIC), o qual apresenta potencial para utilização em filtros adsorventes. Esses filtros contendo o SIC podem ser empregados no tratamento de águas residuária da cafeicultura (ARC). No entanto, é interessante conhecer a dinâmica dos nutrientes presentes nas ARC ao entrarem em contato com o SIC para melhor entender a sua composição após o processo de filtragem. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar a adsorção e dessorção de P na MP após pré-tratamento térmico em diferentes temperaturas e no SIC. Foram coletadas amostras da MP e do SIC, sendo a MP tratada termicamente a 0, 300, 600 e 900oC em forno mufla por um período de 30 minutos. O SIC representa uma mistura de MP processadas e tratadas termicamente entre 600 a 1400oC. Essas amostras foram avaliadas quanto a adsorção e dessorção de P utilizando para comparação uma amostra de Latossolo Vermelho (muito argiloso). Na adsorção, foram adicionadas quantidades pré-determinadas de HCl ou NaOH 0,01 mol L-1 sobre 20 mL de NaCl a 30 mmol L-1 para equilíbrio do valor de pH igual a 5,5±0,2. Na sequência, foram adicionadas quantidades crescentes de P (0; 0,15; 0,30; 0,60; 0,90 e 1,80 mmolc L-1) contidas em 10 mL de solução de NaCl a 30 mmol L-1 e com o pH ajustado para 5,5. O tempo de reação foi de 72 horas alternando 12 horas de agitação e 12 horas de repouso. Na sequência, foi realizada a dessorção adicionando 30 mL de NaCl a 30 mmol L-1, seguindo os mesmos procedimentos da adsorção. As quantificações de P foram determinadas por colorimetria. Constatou-se que os modelos de Langmuir e Freundlich foram adequados para descrever o comportamento sortivo de P na MP, no SIC e no LV. O tratamento térmico na MP a 300oC proporcionou aumento na retenção de P e a 600oC redução na dessorção desse nutriente. O tratamento térmico na MP acima de 600oC contribuiu para reduzir a capacidade adsortiva e aumentar a capacidade dessortiva de P. A quantidade adsorvida de P no SIC foi inferior a MP tratada termicamente a 600oC e superior a MP tratada termicamente a 900oC, mas todas inferiores ao LV.
Palavras-chave: Reaproveitamento
Argila
Sorção
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO::QUIMICA DO SOLO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MOREIRA, Taine Cristina. Adsorção e dessorção de fósforo no subproduto da indústria cerâmica e na matéria-prima submetida à pré-tratamento térmico. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22160
Data de defesa: 29-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdsorçãoDessorçãoFósforo.pdfTCC1.81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.