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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22132
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A experimentação e os desafios dos professores da educação básica |
Autor(es): | Silva, Luana Cristina Oliveira da |
Primeiro orientador: | Almeida, Ariádine Cristine de |
Primeiro membro da banca: | Ferreira, Fernanda Helena Nogueira |
Segundo membro da banca: | Tavares Júnior, Melchior José |
Resumo: | Por meio deste estudo foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com caráter descritivo a respeito da experimentação como estratégia para o ensino de Ciências e as dificuldades que os professores dessa disciplina enfrentam ao planejar e executar suas aulas. Tendo em vista a importância dos docentes como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, é fundamental que a escolha da experimentação, como metodologia de ensino, favoreça a aproximação entre o conhecimento científico e o conhecimento prévio dos estudantes de maneira que tal processo possa ser contemplado. Desse modo, a coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário para oito professores de Ciências da rede estadual de ensino do município de Uberlândia (MG). Os resultados obtidos evidenciaram a importância da experimentação, atrelada ao ensino teórico, como uma estratégia pedagógica no processo da construção da aprendizagem. Porém, por meio da análise dos dados foi possível perceber que raramente as aulas práticas são empregadas em razão das dificuldades mencionadas pelos professores, principalmente pela falta de um laboratório de ciências, a escassez de materiais e o elevado número de alunos por turma. Considerando os desafios apontados, é necessária uma mobilização do poder público e do corpo escolar com a finalidade de proporcionar aos professores e estudantes um ensino mais eficiente e com qualidade. |
Abstract: | We performed a qualitative study on the experimentation as a strategy for teaching science and the difficulties that teachers have to plan and execute their classes. Given the importance of teachers as mediators in the teaching-learning process, it is fundamental that the choice of experimentation, as a teaching methodology, favors the approximation between the scientific knowledge and the prior knowledge of the students. We obtained our data set by applying a questionnaire to eight science teachers from the state education network of Minas Gerais, in the city of Uberlândia. The results obtained evidenced the importance of experimentation, associated to theoretical teaching, as a teaching strategy in the process of learning construction. However, through the analysis of the data, it was possible to observe that practical classes are rarely used due to the difficulties mentioned by the teachers, such as the absence of a science laboratory, the scarcity of materials and the high number of students per class. Considering these and other challenges, it is necessary to mobilize the public power and the school body in order to provide teachers and students with a more efficient and quality teaching. |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem Laboratório de ciências Método científico Science laboratory Scientific method Teaching-learning |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Luana Cristina Oliveira da. A experimentação e os desafios dos professores da educação básica. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22132 |
Data de defesa: | 21-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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