Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22129
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nogueira, Heron Dias | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-31T20:32:42Z | - |
dc.date.available | 2018-07-31T20:32:42Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-05 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Heron Dias. Desenho: pele, toque e desejo. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22129 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pele | pt_BR |
dc.subject | Skin | pt_BR |
dc.title | Desenho: pele, toque e desejo | pt_BR |
dc.title.alternative | Drawing: skin, touch and desire | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bueno, Paulo Roberto de Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1001082305933555 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo, Roberta Maira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2597747309858882 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Frota, Gastão da Cunha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3493602190642199 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1707379451305983 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este memorial propõe uma reflexão sobre o processo de criação desenvolvido durante meu Trabalho de Conclusão de Curso, área de Artes Visuais do Instituto de Artes na Universidade Federal de Uberlândia. O trabalho de conclusão de curso foi produzido em meio a ateliês e orientações, tendo sempre interesse norteador a preocupação com a sensibilidade de entender o processo de produção, o que realmente exigia de mim tal processo, quais potências reverberariam em mim, e iriam concretizar-se como uma produção poética no campo das Artes Visuais. As referências artísticas e teóricas vieram a partir da necessidade conceitual de cada aspecto da produção em meio ao longo caminho percorrido. Amante da representação do corpo humano, meus trabalhos até então não seguiam outra linha senão a da representação do mesmo. Inspirado pelo clássico grego e posteriormente pelo Renascimento, trabalhei por muito tempo com uma ideia de aperfeiçoamento da representação fidedigna do corpo humano, a ideia da figura humana que me acompanhou durante muito tempo. Estes processo e TCC vêm justamente apresentar um outro lado do desenho que até então não havia enxergado. Como aconteceu em boa parte da História da Arte, um processo de desconstrução foi dando-se em meio às minhas propostas de produção artísticas. Este processo, que durou cerca de 2 anos, veio mapear possíveis caminhos sensíveis tanto no desenho, como na própria sensibilidade artística e poética como aluno e artista. Após algum tempo neste trajeto produzindo alguns trabalhos diferentes, foram identificados aspectos relevantes de minha produção, como o forte desejo pela pele. Este manifestou-se em diferentes formas, além do desejo na pele, também revelou-se nas formas geométricas do corpo. A menção do desejo tátil se dá nesses âmbitos, na geometria e na pele do corpo objeto do desejo. Posteriormente, o trabalho demandou a experimentação tátil real como um fator sensível para a produção dos desenhos, essa experimentação algumas vezes é fotografada para ser usada como referência nas produções seguintes. A forma de trabalhar os desenhos repetidamente foi uma parte importante na sua construção. Desenhos que permeiam a extensão de quase trinta metros de 6 folhas de papel pardo foram experimentações que configuraram um espaço importante de descobertas sobre o próprio trabalho e como esse caminho se manifestaria em forma de produção. O trabalho desenvolvido só começou a ser elaborado após um longo processo criativo e depois de mapearmos o que realmente exigia produção em arte naquele momento. Não penso que os primeiros trabalhos do processo de elaboração tenham relação objetivamente direta; as etapas não foram planejadas desde o início, foram surgindo na medida que as sensações alteravam percepções e conceitos. Penso que eles se deram em momentos e propostas diferentes em que pude mapear meu sensível na prática do desenho sem me limitar por padrões pré-estabelecidos e fui deixando reverberar essas intencionalidades de produção. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Artes Visuais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 58 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Artes Visuais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DesenhoPeleToque.pdf | 4.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.