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dc.creatorNogueira, Heron Dias-
dc.date.accessioned2018-07-31T20:32:42Z-
dc.date.available2018-07-31T20:32:42Z-
dc.date.issued2017-09-05-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Heron Dias. Desenho: pele, toque e desejo. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22129-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPelept_BR
dc.subjectSkinpt_BR
dc.titleDesenho: pele, toque e desejopt_BR
dc.title.alternativeDrawing: skin, touch and desirept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bueno, Paulo Roberto de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1001082305933555pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Roberta Maira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882pt_BR
dc.contributor.referee2Frota, Gastão da Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3493602190642199pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1707379451305983pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste memorial propõe uma reflexão sobre o processo de criação desenvolvido durante meu Trabalho de Conclusão de Curso, área de Artes Visuais do Instituto de Artes na Universidade Federal de Uberlândia. O trabalho de conclusão de curso foi produzido em meio a ateliês e orientações, tendo sempre interesse norteador a preocupação com a sensibilidade de entender o processo de produção, o que realmente exigia de mim tal processo, quais potências reverberariam em mim, e iriam concretizar-se como uma produção poética no campo das Artes Visuais. As referências artísticas e teóricas vieram a partir da necessidade conceitual de cada aspecto da produção em meio ao longo caminho percorrido. Amante da representação do corpo humano, meus trabalhos até então não seguiam outra linha senão a da representação do mesmo. Inspirado pelo clássico grego e posteriormente pelo Renascimento, trabalhei por muito tempo com uma ideia de aperfeiçoamento da representação fidedigna do corpo humano, a ideia da figura humana que me acompanhou durante muito tempo. Estes processo e TCC vêm justamente apresentar um outro lado do desenho que até então não havia enxergado. Como aconteceu em boa parte da História da Arte, um processo de desconstrução foi dando-se em meio às minhas propostas de produção artísticas. Este processo, que durou cerca de 2 anos, veio mapear possíveis caminhos sensíveis tanto no desenho, como na própria sensibilidade artística e poética como aluno e artista. Após algum tempo neste trajeto produzindo alguns trabalhos diferentes, foram identificados aspectos relevantes de minha produção, como o forte desejo pela pele. Este manifestou-se em diferentes formas, além do desejo na pele, também revelou-se nas formas geométricas do corpo. A menção do desejo tátil se dá nesses âmbitos, na geometria e na pele do corpo objeto do desejo. Posteriormente, o trabalho demandou a experimentação tátil real como um fator sensível para a produção dos desenhos, essa experimentação algumas vezes é fotografada para ser usada como referência nas produções seguintes. A forma de trabalhar os desenhos repetidamente foi uma parte importante na sua construção. Desenhos que permeiam a extensão de quase trinta metros de 6 folhas de papel pardo foram experimentações que configuraram um espaço importante de descobertas sobre o próprio trabalho e como esse caminho se manifestaria em forma de produção. O trabalho desenvolvido só começou a ser elaborado após um longo processo criativo e depois de mapearmos o que realmente exigia produção em arte naquele momento. Não penso que os primeiros trabalhos do processo de elaboração tenham relação objetivamente direta; as etapas não foram planejadas desde o início, foram surgindo na medida que as sensações alteravam percepções e conceitos. Penso que eles se deram em momentos e propostas diferentes em que pude mapear meu sensível na prática do desenho sem me limitar por padrões pré-estabelecidos e fui deixando reverberar essas intencionalidades de produção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration58pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

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