Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22125
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise de indicadores de manutenção das incubadoras do Hospital de clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia
Author: Silva, Lucas de Brito
First Advisor: Milagre, Selma Terezinha
First member of the Committee: Andrade, Adriano de Oliveira
Second member of the Committee: Pereira, Adriano Alves
Summary: Incubadoras neonatais são equipamentos essenciais para a sobrevivência de neonatos com idades gestacionais que mereçam cuidados especiais e que apresentam, ou não, baixo peso, proporcionando sua sobrevivência. O presente estudo apresentou uma análise dos indicadores de manutenção corretiva das incubadoras neonatais do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia. Os indicadores utilizados para a análise foram Tempo Médio de Reparo, Tempo Médio Entre Falhas e Disponibildiade dos EMAs em questão. Os indicadores foram calculados de duas formas, como são encontrados na literatura e como são utilizados no setor de Bioengenharia do HCU-UFU. A pesquisa foi realizada no setor de Bioengenharia baseada na coleta de dados do Sistema de BioEngenharia (SisBiE), no período de janeiro de 2014 a abril de 2018. Neste trabalho foram analisados os PSMs de 42 incubadoras, de duas marcas distintas, onde apenas 33 apresentaram PSMs de manutenção corretiva. As marcas das incubadoras neonatais foram referenciadas como letras, A e B, para não comprometimento das mesmas. Cada marca possui quatro modelos diferentes. Só entraram na pesquisa PSMs com data de fechamento e outras informações necessárias para o cálculo dos indicadores. Primeiramente foi feita uma comparação dos indicadores entre os modelos de cada marca, e depois uma comparação de desempenho entre as duas marcas de incubadoras presentes no HCU-UFU. Para finalizar, foi feita uma comparação da média dos indicadores, utilizando a média aritmética, entre os modelos de cada marca, e em seguida, entre as marcas. Os resultados mostraram que os equipamentos da marca B possuem os melhores indicadores, incluindo o custo de manutenção corretiva.
Keywords: Indicarores
Manutenção
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Lucas de Brito. Análise de indicadores de manutenção das incubadoras do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22125
Date of defense: 9-Jul-2018
Appears in Collections:TCC - Engenharia Biomédica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseIndicadoresManutencao.pdfTCC967.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.