Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22120
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDavid, Luciele-
dc.date.accessioned2018-07-31T19:45:05Z-
dc.date.available2018-07-31T19:45:05Z-
dc.date.issued2017-03-07-
dc.identifier.citationDAVID, Luciele Rodrigues. A concepção dos diretores sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22120-
dc.description.abstractThe present study is a field research with a descriptive character, whose objective is to analyze the conception of the directors of the schools that has PIBID of Uberlândia, in relation to the program. For this, an interview was conducted as a data collection instrument containing six open questions, directed to the directors of these schools. The study population consisted of eight directors, the equivalent of 18%, of the schools that contain PIBID of Uberlândia in the year 2016 to date. The results showed that principals see PIBID as a very positive project within their schools, contributing primarily to school / university interaction. Few negatives were presented and those that were were of easy resolutions. They emphasized the news as the activities carried out in the schools. They emphasized the need for greater participation of coordination in schools and highlighted the positive participation of PIBID Physical Education. Therefore, it is concluded that principals have a positive conception of PIBID / UFU in schools, emphasize their importance, acknowledge their value to the university / school approach, recognize that it brings about positive changes in the teaching and learning process of students and the insertion of Graduating in schools.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectDiretorespt_BR
dc.subjectDirectorspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.titleA concepção dos diretores sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.title.alternativeThe Conception of the directors on the institutional program of scholarship of teaching initiation of the Federal University of Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Sônia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227136685437982pt_BR
dc.contributor.referee1Vidal, Maria Helena Candelori-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8771775202734288pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3468605953230392pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo com caráter descritivo, cujo objetivo é analisar a concepção dos diretores das escolas que tem o PIBID de Uberlândia, em relação ao programa. Para isso foi realizado uma entrevista como instrumento de coleta de dados contendo seis questões abertas, direcionadas aos diretores dessas escolas. A população participante do estudo constituiu-se de oito diretores, o equivalente a 18%, das escolas que contém o PIBID de Uberlândia no ano de 2016 até a presente data. Os resultados mostraram que os diretores vêm o PIBID como um projeto bastante positivo dentro de suas escolas, contribuindo primeiramente para a interação escola/universidade. Poucos pontos negativos foram apresentados e os que foram são de fáceis resoluções. Ressaltaram as novidades como as atividades realizadas nas as escolas. Enfatizaram a necessidade de maior participação da coordenação nas escolas e ressaltaram a participação positiva do PIBID Educação Física. Portanto, conclui-se que os diretores têm uma concepção positiva do PIBID/UFU nas escolas, ressaltam sua importância, reconhecem seu valor para a aproximação universidade/escola, reconhece que ele trás mudanças positivas no processo ensino e aprendizagem dos alunos e na inserção dos graduandos nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepcaoDiretoresPrograma.pdfTCC419.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.