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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: PCCTAE: uma análise do plano segundo o comportamento do técnico administrativo na carreira e sob a ótica dos gestores em uma universidade federal
Alternate title (s): PCCTAE: an analysis of the plan according to the behavior of the administrative technician in the career and under the perception of managers in a federal university
Author: Souza Júnior, Renato César de
First Advisor: Lopes, José Eduardo Ferreira
First member of the Committee: Betanho, Cristiane
Second member of the Committee: Nakata, Lina Eiko
Summary: O século XXI, denominado Era do Conhecimento é marcado pela aceleração da globalização e alterações nas relações cuja valorização se desloca para ativos intangíveis. Essas transformações colocaram em destaque a relevância do capital intelectual e do comportamento humano para melhor desempenho das organizações. Dentro desse contexto, as mudanças nas relações organizacionais aumentaram a relevância do capital intelectual e o surgimento de tecnologias digitais acabaram por trazer a necessidade acelerada e constante de aprendizagem individual e organizacional, inclusive no serviço público. A Gestão de Pessoas tem como objetivo primordial a administração das relações interpessoais nas organizações, sobretudo o modelo de gestão por competências, que visa agregar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores desejáveis pela instituição à consecução dos objetivos organizacionais. Os planos de carreira, sobretudo no setor público, são ferramentas capazes de estimular o aprendizado e o desenvolvimento de competências individuais ao longo da carreira. O presente estudo tem por objetivo analisar o Plano de Cargos e Carreiras dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) tomando por base o comportamento na carreira dos Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e a percepção do Plano para a alta gestão da universidade aliados à noção de competências. A fim de preencher uma lacuna de estudos acadêmicos censitários de técnicos administrativos em educação de instituições federais de ensino superior, utilizou-se como procedimento técnico para atingir os objetivos desta pesquisa uma abordagem quantitativa e qualitativa, por meio do estudo censitário de dados funcionais dos técnicos administrativos em educação, a partir da coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com a alta administração da instituição, realização de pesquisa documental e análise observador participante. Evidenciou-se que as progressões na carreira se dão de forma irregular, ao se considerar a velocidade da progressão, em uma parcela significativa dos técnicos, além de destacar uma parcela também considerável de TAE que nunca se qualificou na carreira. Os resultados encontrados na pesquisa demonstraram uma percepção da alta gestão que a noção de atuação dos técnicos fortemente está fortemente ligada ao nível de execução, desprezando sua relevância no processo de tomada de decisão. Os conceitos de competência para os gestores estão intensamente conectados a competências sociais; além disso evidenciouse que processos de progressão na carreira estão fortemente motivados por questões financeiras e marcados pela ausência de políticas robustas de pessoal que resultam na liberdade do servidor em levantar suas próprias necessidades de capacitação e qualificação. Quanto à aplicabilidade desse estudo, os resultados demonstram uma reflexão crítica que dispõe aos agentes formuladores de políticas públicas elementos importantes para melhor elaboração de políticas mais efetivas. Já a nível institucional, esse estudo aponta necessidade de capacitação dos gestores e políticas robustas de desenvolvimento profissional. O produto tecnológico resultante deste estudo concentra-se em um roteiro de workshop direcionado à comunidade acadêmica acerca deste tema.
Abstract: The 21st century, known as the Age of Knowledge has been influenced by the rise of globalization and changes in relationships whose value achieves unexpected assets. These changes have highlighted the relevance of intellectual capital and the rise of digital technologies have provided the steadily growing need for individual and organizational learning, including the public sector. The Human Resources area holds as its main goal the management of interpersonal relationships in organizations, especially the competency management model, which aims to aggregate knowledge, skills, attitudes and values desired by the institution in order to achieve its organizational goals. Career plans, mainly in the public sector, are tools capable of stimulating the learning process and the development of individual competences throughout the career path. The purpose of this study is to analyze the Career Plan of Administrative Technicians in Education based on the career behavior of Administrative Technicians in Education of the Federal University of Uberlândia and the perception of the Plan for the top management of the university allied to the notion of competences. In order to fill a gap in academic census studies of administrative technicians in education of federal institutions of higher education, a technical and quantitative approach was used as a technical procedure to achieve the objectives of this research, through a census study of the technical data of the technicians administrative processes in education, through the collection of data through semistructured interviews with senior managers of the institution, by conducting documentary research and participant observer analysis. It was evidenced that the career progressions occur irregularly, when considering the speed of progression, in a significant part of the technicians; in addition, it was identified that a considerable portion of technicians had never qualified in the career. The results found in this research demonstrated a perception of the high management whose notion of technical performance is strongly linked to the execution level, neglecting its relevance in the decision making process. The concepts of competence for managers are tightly connected to social skills, and it has been shown that career progression processes are highly motivated by financial issues and marked by the absence of robust policies that result in public employees’ freedom to raise their own training needs and qualification. Regarding the applicability of this study, the results have a critical reflection which provides to the agents who formulate public policies important elements who should be considered for more effective policies. At the institutional level, this study points out the need for managerial training and consistent professional development policies. The technological product resulted from this study focuses on a workshop guide directed to the academic community about this theme.
Keywords: Competências
Competences
Serviço Público Federal
Federal Public Service
Planos de Carreira
Career Plans
Instituições Federais de Ensino Superior
Federal Higher Education Institutions
Administração
Serviço público - qualificações profissionais
Plano de Carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (PCCTAE)
Ensino Superior - Administração
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)
Quote: SOUZA JÚNIOR, Renato Cesar de. PCCTAE: uma análise do plano segundo o comportamento do técnico administrativo na carreira e sob a ótica dos gestores em uma universidade federal. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.561
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22096
Date of defense: 9-Jul-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

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