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dc.creatorFernandes, Renan-
dc.date.accessioned2018-07-24T13:57:14Z-
dc.date.available2018-07-24T13:57:14Z-
dc.date.issued2017-10-21-
dc.identifier.citationFERNANDES, Renan. A produção intelectual de Décio de Almeida Prado sob o signo da modernidade: transições entre a crítica teatral e a historiografia do teatro brasileiro. 2017. 346 f. Tese ( Doutorado em História ) - Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22032-
dc.description.pt_BR
dc.description.abstractThe present work intends to investigate the intellectual production Décio de Almeida Prado for the establishment of the relations between his theatrical critiques and his historiographic texts through a central theme in the documentation by us listed: modernity in Brazilian theater. In this sense, through the analysis of the works Presenting the Modern Brazilian Theater, Theater in Progress, Findo Exercise (corresponding to the publications of his theatrical critiques in the newspaper O Estado de São Paulo) and The Modern Brazilian Theater (historiographical text), we try to establish the nuances Interpretations that enabled us to understand the positional transformations existing in these two discursive forms. The main objective was to understand how the texts of Décio de Almeida Prado were fundamental in establishing an aesthetic hierarchy for national productions, thus delimiting an organization that guided the writing of a history of national theater. And, finally, we establish to what extent the transition from the discourse of the critique to the discourse historiográfico made possible the displacement of themes and ideas carried out the process of transformation of the interpretations on the modernization of the national theater. This transition, therefore, was responsible for establishing ruptures, legitimations and resignifications of the positions of Décio de Almeida Prado in the determination of a history for modern theater in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDécio de Almeida Pradopt_BR
dc.subjectDécio de Almeida Pradopt_BR
dc.subjectCrítica teatralpt_BR
dc.subjectTheatrical critiquept_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectTeatro brasileiro moderno.pt_BR
dc.subjectModern brazilian theater.pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectTeatro Brasileiro - História e críticapt_BR
dc.subjectTeatro brasileiro - Historiografiapt_BR
dc.subjectPrado, Decio de Almeida, 1917-2000 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleA produção intelectual de Décio de Almeida Prado sob o signo da modernidade: transições entre a crítica teatral e a historiografia do teatro brasileiropt_BR
dc.title.alternativeThe intellectual production of Décio de Almeida Prado under the sign of modernity: transitions between theatrical criticism and the historiography of the Brazilian theaterpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8434935867197930pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4887520444879981pt_BR
dc.contributor.referee2Duarte, André Luís Bertelli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8645753480811309pt_BR
dc.contributor.referee3Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756pt_BR
dc.contributor.referee4Morais, Julierme Sebastião-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444363168551026pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0114800589094597pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como intenção a investigação a produção intelectual Décio de Almeida Prado para o estabelecimento das relações entre suas críticas teatrais e seus textos historiográficos através de um tema central na documentação por nós elencada: a modernidade no teatro brasileiro. Nesse sentido, através da análise das obras Apresentação do Teatro Brasileiro Moderno, Teatro em Progresso, Exercício Findo (correspondente às publicações de suas críticas teatrais no jornal O Estado de São Paulo) e O Teatro Brasileiro Moderno (texto historiográfico), procuramos estabelecer as nuances interpretativas que nos possibilitaram compreender as transformações de posicionamento existentes nessas duas formas discursivas. O objetivo central foi, sobretudo, perceber como os textos de Décio de Almeida Prado foram fundamentais no estabelecimento de uma hierarquia estética para as produções nacionais, delimitando, dessa maneira, uma organização que norteou a escrita de uma história do teatro nacional. E, por fim, estabelecemos em que medida a transição do discurso da crítica para o discurso historiográfico possibilitou o deslocamento de temas e ideias realizou o processo transformação das interpretações sobre a modernização do teatro nacional. Essa transição, portanto, foi responsável pelo estabelecendo de rupturas, legitimações e ressignificações das posturas de Décio de Almeida Prado na determinação de uma história para o teatro moderno no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration346pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.18pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:TESE - História

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