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dc.creatorAraújo, Aline Santos de-
dc.date.accessioned2018-07-23T19:09:27Z-
dc.date.available2018-07-23T19:09:27Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.citationARAÚJO, Aline Santos. Representações sociais de crianças do Ensino Fundamental de Ituiutaba/MG sobre o processo de alfabetização. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22018-
dc.description.abstractSOCIAL REPRESENTATIONS OF CHILDREN OF ELEMENTARY SCHOOL OF ITUIUTABA / MG ON THE LITERACY PROCESS The following work presents a research developed in the Course of Pedagogy at the Institute of Human Sciences (ICH) of the Federal University of Uberlândia (UFU) held in the period 2016-2018. Our objective in this work is thus to identify the social representations of the children about the literacy process and the influence of these representations in the learning process of the child. Among the authors used in the theoretical reference of the research are: FERREIRO and TEBEROSKY (1999), SOARES (2003), MORTATTI (2000), SEBER (1997), among others that deal with children's literacy process. Among the questions that permeated this work are: What social representations do children have about literacy? How have they perceived this process? What, according to them, are the greatest difficulties during the literacy process? What do they think about writing? Do they like writing? If yes, in, what moments and situations? The nature of research is qualitative. In addition, we used the bibliographical research on the subject of literacy, as well as the realization of a Focus Group with children of the first year of primary education, of a state school of the public network located in the city of Ituiutaba / MG. We consider that the accomplishment of this work was essential to understand what the children of elementary school think about this process of appropriation of written language. We perform from the analysis carried out, that children consider this process as tiring, mechanical and quite complex. We hope to contribute in some way to the discussions about literacy at that time, from the "children's looks."pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectDifficultiespt_BR
dc.titleRepresentações sociais de crianças do ensino fundamental de Ituiutaba/MG sobre o processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.title.alternativeSocial representations of children of elementary school of Ituiutaba/MG on the literacy processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fernanda Duarte Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530209398344202pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves , Glaucia Signorelli de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9108607797425296pt_BR
dc.contributor.referee2Souza , Vilma Aparecida de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1776641740982053pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4181053645282524pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoREPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ITUIUTABA/MG SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO O presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Curso de Pedagogia no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizada no período de 2016-2018. Nosso objetivo neste trabalho é assim identificar quais as representações sociais das crianças sobre o processo de alfabetização e qual a influência dessas representações no processo de aprendizagem da criança. Entre os autores utilizados no referencial teórico da pesquisa, estão: FERREIRO e TEBEROSKY (1999), SOARES (2003), MORTATTI (2000), SEBER (1997), dentre outros que abordam sobre o processo de alfabetização de crianças. Entre os questionamentos que permearam este trabalho, estão: Quais as representações sociais que as crianças têm a respeito da alfabetização? Como elas têm percebido esse processo? Quais são segundo elas, as maiores dificuldades durante o processo de alfabetização? O que acham da escrita? Gostam de escrever? Caso positivo, em quais momentos e situações? A natureza da pesquisa é qualitativa. Além disso, utilizamos da pesquisa bibliográfica sobre o tema alfabetização, além da realização de um Grupo Focal com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual da rede pública localizada na cidade de Ituiutaba/ MG. Consideramos que a realização deste trabalho, foi essencial para compreendermos o que pensam as crianças do Ensino Fundamental sobre esse processo de apropriação da linguagem escrita. Percebemos por meio das análises realizadas, que as crianças consideram esse processo como algo cansativo, mecânico e bastante complexo. Esperamos contribuir de alguma forma com as discussões sobre a alfabetização, nesse momento, a partir dos “olhares das crianças.”pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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