Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21995
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Índice de depressão entre idosos institucionalizados e não institucionalizados que praticam exercício físico.
Autor(es): Silva, Carlos Aparecido
Primeiro orientador: Kanitz, Ana Carolina
Resumo: RESUMO O propósito do estudo foi avaliar e comparar o índice de depressão entre idosos institucionalizados e não institucionalizados que praticam exercício físico, afim de identificar se há diferença no índice de depressão entre os grupos, e caso haja diferença, apontar qual grupo apresenta o maior índice. Foram selecionados 26 idosos residentes na cidade de UberlândiaMG, com idade superior a 65 anos, e divididos igualmente em dois grupos. O grupo dos idosos institucionalizados (GI) composto por idosos com média de idade de 79 ± 8,3 anos, residentes em uma instituição de caráter privado que oferece programa de exercício físico desenvolvido por profissionais. O grupo de idosos não institucionalizados (GNI) é composto por idosos com média de idade de 72 ± 6,2 anos, que vivem em comunidade e participam de um projeto que desenvolve programas de exercício físico para idosos. Foi aplicada uma anamnese como critério de inclusão e posteriormente a aplicação da Escala de Depressão Geriátrica (EDG) para identificar o índice de depressão dos idosos de cada grupo. O resultado foi que não houve diferença significativa no índice de depressão entre os dois grupos. O GI apresentou escore médio de 5,0 ± 3,3 pontos e o GNI apresentou escore médio de 3,1 ± 1,3 pontos, tendo o p=0,072 acima do nível de significância adotado (α=0,05). Apesar de ambos os grupos apresentarem sintomas depressivos leves, conclui-se que não há diferença nos sintomas depressivos entre idosos ativos institucionalizados e não institucionalizados.
Palavras-chave: Depressão
Envelhecimento
Depressão em idosos
Exercício físico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA FILHO, CARLOS APARECIDO. Índice de depressão entre idosos institucionalizados e não institucionalizados que praticam exercício físico. 2018. 21fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21995
Data de defesa: 18-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Indice Depressão Entre.pdf427.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.