Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21987
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Biossólido utilizado na nutrição de Brachiaria brizantha cv. Marandu
Autor(es): Matos, Ana Luísa Alves
Primeiro orientador: Camargo, Reginaldo de
Primeiro coorientador: Lana, Regina Maria Quintão
Primeiro membro da banca: Bernardes, Rafaella Ferreira Batista
Segundo membro da banca: Peixoto, Joicy Vitória Miranda
Resumo: A problemática da disposição final dos biossólidos gerados nos processos de tratamento de esgotos urbanos é emergente no Brasil, na medida em que se implantam e se operam, efetivamente, os sistemas de coleta e tratamento de esgoto no país, e isso tende a aumentar. Neste contexto, a prática de reciclagem na agricultura, alternativa consagrada em países desenvolvidos, se destaca como opção mais adequada tanto por reduzir a pressão sobre a exploração dos recursos naturais, como por evitar opções mais impactantes sobre a população e o meio ambiente. O objetivo do trabalho foi avaliar a utilização do biossólido obtido pela desinfecção de lodo de esgoto pela combinação cal hidratada e solarização no fornecimento de nutrientes para o estabelecimento inicial de Brachiaria brizantha cv. Marandu. O experimento foi desenvolvido na casa de vegetação da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Umuarama, com a semeadura de braquiária em vasos de 5 Kg de solo (Latossolo Vermelho distrófico), com a adoção de delineamento de blocos casualizados, sendo 4 blocos e 10 tratamentos, com 2 vasos por parcela, e a condução de 4 plantas por vaso. Os tratamentos foram: adubação mineral 03-30-10 (120 kg ha-1 P2O5); biossólido (60 kg ha-1 N); biossólido (48 kg ha-1 N) + adubação mineral 03-30-10 (120 kg ha-1 P2O5); biossólido (60 kg ha-1 N) + gesso agrícola (40 kg ha-1 S); biossólido (60 kg ha-1 N) + magnesita (30 kg ha-1 Mg); biossólido (60 kg ha-1 N) + superfosfato simples (120 kg ha-1 P2O5); biossólido (60 kg ha-1 N) + verdete (60 kg ha-1 K2O); biossólido (60 kg ha-1 N) + gesso agrícola (40 kg ha-1 S) + magnesita (30 kg ha-1 Mg) + superfosfato simples (120 kg ha-1 P2O5) + verdete (60 kg ha-1 K2O); fertilizante organomineral 05-24-08 (120 kg ha-1 P2O5), testemunha (sem adição de fontes de nutrientes). O experimento foi conduzido por 60 dias desde a semeadura. As variáveis analisadas foram número de perfilhos, altura média de plantas, teores de clorofila a e b, massa fresca, massa seca, área foliar, teor de nutrientes no solo após o experiment e teor de nutrientes foliares. O biossólido caleado apresenta-se com alternativa de menor custo para complementação na adubação do solo para cultivo de Brachiaria brizantha cv. Marandu, além disso, mostra-se como excelente corretivo de solo, com rápido poder de reação.
Palavras-chave: Corretivo de solo
Pastagens
Iodo de esgoto
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MATOS, Ana Luisa Alves. Biossólido utilizado na nutrição de Brachiaria brizantha cv. Marandu. 2018. 40fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21987
Data de defesa: 20-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BiossolidoUtilizadoNutricao.pdf1.69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.