Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21974
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorTaziri, Jennifer-
dc.date.accessioned2018-07-23T13:08:11Z-
dc.date.available2018-07-23T13:08:11Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationTAZIRI, Jennifer. A motivação e o engajamento de alunos do 6º ano em uma atividade na abordagem do ensino de ciências por investigação em escolas públicas no município de Uberlândia - MG. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21974-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEngamentopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleA motivação e o engajamento de alunos do 6º ano em uma atividade na abordagem do ensino de ciências por investigação em escolas públicas no município de Uberlândia - MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Viviane Rodrigues Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705235H8pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Fernanda Helena Nogueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727936T7pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737787T5pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2774141E5pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho investigamos a motivação e o engajamento de estudantes do 6o ano de duas escolas públicas do munícipio de Uberlândia – MG. Utilizamos vídeogravações para a coleta de dados durante uma aula na abordagem do ensino por investigação, na qual, o desafio proposto foi “Como colocar o papel dentro do copo e afundar o copo dentro da água sem molhar o papel?”. Para análise e organização de dados, escolhemos a análise de conteúdo a partir das transcrições dos vídeos, do material produzido pelos alunos e por meio da observação participante. Após a organização dos dados categorizamos os mesmos utilizando os níveis do engajamento (comportamental, emocional e cognitivo) e os fatores do engajamento (vigor, dedicação, absorção). Nossos resultados demonstram que as atividades na abordagem do ensino por investigação são potencialmente capazes de estimular nos alunos níveis e fatores do engajamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MotivaçãoEngajamentoAlunos.pdf712.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.