Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21944
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFeres, Analice Resende-
dc.date.accessioned2018-07-19T14:59:52Z-
dc.date.available2018-07-19T14:59:52Z-
dc.date.issued2018-07-11-
dc.identifier.citationFERES, Analice Resende. Estudo sobre as concepções de professores de Química quanto à inserção das TIC na Educação Básica. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21944-
dc.description.abstractBased on the perception of the little use of Information and Communication Technologies (ICT) in the activities carried out in schools during graduation, this monograph aims to analyze the conceptions of Chemistry teachers about the use of ICT in Chemistry classes. For this, a bibliographic survey was carried out on the use of ICT in teaching, especially in the teaching of Chemistry. A qualitative approach was used, characterized as a "descriptive research" of the case study type, and as a method of data collection, carried out semi-structured with five teachers of Chemistry acting in public schools in the city of Ituiutaba- MG, to investigate their conceptions and their experiences with the technologies in the classrooms. From this research it was verified that the use of ICT is an excellent alternative in the teaching of Chemistry, but investment in education is still not enough. According to the teachers, most schools lack an appropriate place, a computer lab, for example, with enough equipment for the number of students, as well as connection to the internet, which makes it difficult to insert these technologies in their classes. In addition, another problem identified in the research was the teachers' lack of preparation both in the use of these tools and in the insertion of these in their classes. Therefore, in addition to investments in the physical structure of the school, there is a need to restructure the initial and continuing training courses so that the inclusion of ICT in education is more effective. Aiming to facilitate teachers' work in chemistry classes, a didactic sequence was elaborated on the content of chemical reactions, using some ICTs, based on the analysis of some lesson plans of the Teacher's Portal. The purpose of this sequence is to serve as a model for teachers of Chemistry to seek other ICT in this and other sites for insertion in different chemical contents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectICTpt_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleEstudo sobre as concepções de professores de Química quanto à inserção das TIC na Educação Básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira Júnior, José Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Juliano Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934503136441833pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Elisângela Matias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2093003152737149pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8184364643557039pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoPartindo da percepção, nas atividades realizadas nas escolas durante a graduação, da pouca utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), esta monografia tem como objetivo analisar as concepções dos professores de Química sobre o uso de TIC nas aulas de Química. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o uso de TIC no ensino, em especial no ensino de Química. Na sequência, utilizou-se uma abordagem qualitativa, caracterizada como “pesquisa descritiva” do tipo estudo de caso, e como método de coleta de dados, realizou-se entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de Química atuantes em escolas públicas da cidade de Ituiutaba-MG, a fim de investigar suas concepções e suas experiências com as tecnologias nas salas de aulas. A partir dessa pesquisa verificou-se que o uso das TIC surge como excelente alternativa no ensino de Química, porém o investimento na educação ainda não é suficiente. De acordo com as professoras, na maior parte das escolas falta um local apropriado, um laboratório de informática, por exemplo, com equipamentos suficientes para o número de alunos, assim como conexão com a internet, o que dificulta a inserção dessas tecnologias em suas aulas. Além disso, outro problema identificado na investigação foi a falta de preparo dos professores tanto no uso dessas ferramentas, quanto na inserção destas em suas aulas. Por isso, além de investimentos na estrutura física da escola, é preciso que haja uma reestruturação dos cursos de formação inicial e continuada para que a inclusão das TIC no ensino seja mais eficaz. Visando facilitar o trabalho dos professores nas aulas de Química, foi elaborada uma sequência didática sobre o conteúdo de reações químicas, utilizando algumas TIC, a partir da análise de alguns planos de aula do Portal do Professor. O objetivo dessa sequência é servir de modelo para que os professores de Química possam buscar outras TIC neste e em outros sites para inserção em diferentes conteúdos químicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoConcepcoesProfessores.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.