Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21942
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Potencial fisiológico de sementes de trigo em função de doses e produtos nitrogenados com e sem revestimento
Autor(es): Pádua, Laura Julieta Rodrigues de
Primeiro orientador: Kikuti, Hamilton
Segundo membro da banca: Kikuti, Ana Lucia Pereira
Terceiro membro da banca: Morais, Lais Moreira
Resumo: O nitrogênio é o nutriente mais utilizado na agricultura brasileira, porém suas elevadas perdas estimulam a busca por produtos nitrogenados alternativos. A possibilidade de fornecer nutrientes gradativamente ao longo do ciclo da cultura, reduzir perdas e danos por contaminação, e otimizar produção, incentiva estudos com produtos nitrogenados revestidos com polímeros ou micronutrientes. Objetivou-se verificar a influência de produtos nitrogenados com e sem revestimento sobre a germinação e vigor de sementes de trigo. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 5x6, envolvendo cinco produtos nitrogenados (três revestidos com polímeros K, R e F, um revestido com micronutrientes, e a ureia convencional sem revestimento), e seis concentrações em água (0,0%, 0,3%, 0,6%, 0,9%, 1,2%, 1,5%), e com quatro repetições. Foram realizados dois testes: o teste de germinação (primeira contagem de germinação e porcentagem de germinação) e o teste de germinação modificado (com classificação das plântulas em normais fracas, normais fortes e porcentagem de germinação total). Os testes foram realizados no Laboratório de Análise de Sementes da UFU. Os resultados foram submetidos à análise de variância, com posterior comparação das médias pelo teste de Tukey a 5% e regressão para as doses. O revestimento com polímeros nos produtos nitrogenados não apresenta efeitos negativos sobre o vigor ou a germinação de sementes de trigo. O produto nitrogenado revestido com micronutrientes apresenta efeito negativo sobre a germinação e vigor de sementes de trigo, quando utilizadas as maiores concentrações. As doses dos produtos nitrogenados influenciam negativamente a germinação e o vigor de sementes de trigo em diferentes intensidades.
Palavras-chave: Triticum aestivum
germinação
vigor
germination
force
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PÁDUA, Laura Julieta Rodrigues de. Potencial fisiológico de sementes de trigo em função de doses e produtos nitrogenados com e sem revestimento. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21942
Data de defesa: 7-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PotencialFisiologicoSementes.pdfTCC1.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.