Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21925
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeito de doses de potássio no desempenho de genótipos de algodoeiro
Autor(es): Belchior Júnior, Vádio Neves
Primeiro orientador: Sousa, Larissa Barbosa de
Primeiro membro da banca: Cardoso, Daniel Bonifácio Oliveira
Segundo membro da banca: Miranda, Melissa Cristina de Carvalho
Resumo: O manejo da adubação potássica é importante para propiciar altas produtividades e melhor qualidade de fibra, principalmente nos solos da região dos Cerrados que são bastante intemperizados e a reserva de potássio não é suficiente para suprir à quantidade extraída pela cultura do algodoeiro. Visando a melhor dose para o crescimento e desenvolvimento do algodoeiro aliado à sua resposta em produtividade, esse trabalho tem como objetivo avaliar genótipos de algodoeiro quanto aos efeitos das doses de potássio no desempenho morfofisiológico. O experimento foi realizado em condições de casa de vegetação, localizada na Universidade Federal de Uberlândia, campus Umuarama, no município de Uberlândia, Minas Gerais. Foram avaliados cinco genótipos de algodoeiro, sendo quatro genótipos do Banco de germoplasma de algodoeiro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU JP-A, UFU JP-N, UFU JP-5 e UFU JP-13) e uma cultivar FM-966, como testemunha. As linhagens (UFU JP-A, UFU JP-N e FM-966) são genótipos de algodoeiro de fibra branca e as linhagens (UFU JP-5 e UFU JP-13) são de fibra colorida. Utilizou-se o delineamento de blocos completos casualizados, com quatro repetições, em esquema fatorial 5 x 5, sendo composto pelos cinco genótipos de algodoeiro e cinco doses de potássio (0, 50, 100, 150 e 200 kg ha-1 K2O). A parcela experimental foi composta por um vaso com apenas uma planta. Os caracteres avaliados foram: altura de plantas, número de ramos reprodutivos por planta, massa úmida da parte aérea da planta, teor de clorofila a e b do terço médio da planta, número de botões florais e diâmetro do caule, ambos na fase de florescimento pleno. Devido aos desempenhos médios ao final das avaliações dos 5 genótipos submetidos a diferentes doses de potássio, as doses de potássio não interagiram com os genótipos, a melhor dose de potássio encontrada foi a dose de 50 kg ha-1 e os genótipos apresentaram comportamento semelhante nas diferentes doses com exceção do UFUJP-A.
Palavras-chave: Gossypium hirsutum
Adubação
Fertilization
Desempenho morfológico
Morphological performance
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BELCHIOR JÚNIOR, Vádio Neves. Efeito de doses de potássio no desempenho de genótipos de algodoeiro. 2018. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21925
Data de defesa: 15-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoDosesPotássio.pdf873.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.