Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21917
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação do estado nutricional e de fatores associados à desnutrição em crianças e adolescentes com câncer em diferentes momentos do tratamento
Título(s) alternativo(s): Evaluation of nutritional status and factors associated with malnutrition in children and adolescents with cancer at different moments of treatment
Autor(es): Assunção, Dayane Tonaco
Oliveira, Cássia Maria
Amaral, Anna Beatriz Costa Neves do
Pena, Geórgia das Graças
Primeiro orientador: Pena, Geórgia das Graças
Primeiro membro da banca: Barbosa, Marina Rodrigues
Segundo membro da banca: Silva, Nayara Cristina da
Resumo: O câncer infantil é uma doença de frequência expressiva e que pode limitar o crescimento, capacidade funcional futura ou mesmo levar à morte. A desnutrição é frequente durante o tratamento o que pode impactar na resposta ao tratamento e sobrevivência. O objetivo do presente estudo foi avaliar o estado nutricional e fatores associados à desnutrição em crianças e adolescentes com câncer internadas em Hospital Universitário de Minas Gerais em diferentes momentos do tratamento. Foi realizado estudo retrospectivo de base documental entre 2013 a 2015 no qual foram avaliados todos os prontuários de crianças e adolescentes com câncer internadas no período menores de 18 anos, internados para tratamento oncológico ou em função deste (n=75). Os dados foram estratificados em quatro tempos, sendo: no diagnóstico (T1), 3 meses (T2), 6 meses (T3) e 1 ano (T4) após o diagnóstico. Os resultados mostraram que a desnutrição aumentou nos tempos analisados, sendo que 19,4% (14), 22,2% (14), 20,7% (12) e 20,5% (9) respectivamente. Foi observado aumento na suplementação oral, sendo 7,11% (1), 28,6 %(4), 41,7(5) e 55,6 (5) nos respectivos tempos. Em relação aos exames bioquímicos, os leucócitos (p= 0,043), hemácias (p =0,032), hematócrito (p =0,037), hemoglobina (p=0,017), creatinina (p=0,024), bilirrubina (p= <0,001) e Proteína C reativa (PCR) (p=0,014) estiveram associados ao diagnóstico nutricional no T4. Entretanto, as variáveis como, dados gerais, histórico gestacional e clínicas não foram associados ao estado nutricional nos diferentes tempos. E no fim do primeiro ano de tratamento, 34,7% (26) dos pacientes foram a óbito. Por fim, concluímos que o percentual de desnutrição foi elevado em todos os tempos e deve servir de alerta pois, afeta a sobrevida do paciente durante o tratamento oncológico, diante disso, é de suma importância que o estado nutricional seja acompanhado, e sempre se atentar para a necessidade de intervenção nutricional precoce e individualizada.
Palavras-chave: desnutrição
estado nutricional
neoplasias
pediatria
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::DESNUTRICAO E DESENVOLVIMENTO FISIOLOGICO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::CANCEROLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ASSUNÇÃO, Dayane Tonaco; OLIVEIRA, Cássia Maria; AMARAL, Anna Beatriz Costa Neves do; PENA, Geórgia das Graças. Avaliação do estado nutricional e de fatores associados à desnutrição em crianças e adolescentes com câncer em diferentes momentos do tratamento. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21917
Data de defesa: 6-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacãoEstadoNutricional.pdf1.87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.