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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21898
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Alvarenga, Otávio Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-18T13:16:27Z | - |
dc.date.available | 2018-07-18T13:16:27Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-19 | - |
dc.identifier.citation | ALVARENGA, Otávio Silva. Refazer-se em campos de mármore: Ensaio sobre as possibilidades de re-existência material e imaterial Mẽbêngôkre. 2018. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21898 | - |
dc.description.abstract | Este ensayo presenta un análisis sobre el lugar comúnmente atribuido a los grupos étnicos no eurocéntricos a través de los estigmas arraigados por un proyecto civilizatorio nacional excluyente en cuanto a las poblaciones indígenas y sus definiciones identitarias propias, así como introduce un intento de invertir las perspectivas hegemónicas al papel activo en la transformación material e inmaterial de estos pueblos insertados y actuantes en las relaciones contemporáneas políticas y de consumo. Con ello, atento a las dinámicas de introducción, resignificación y asimilación de elementos exógenos por las comunidades Mẽbêngôkre, en la lógica de circulación de los objetos por las Casas y la tipificación como nekretx, con la intención de relacionarlas a la constante transformación de la identidad étnica frente a la incesante expansión de las mercancías urbanas y sus tecnologías. Busco también alternativas analíticas que se distancien de la noción de inflexibilidad e inmutabilidad de las tradiciones indígenas como argumento limitante en la construcción étnica de sujetos que transitan entre las ciudades y sus territorios de origen, buscando en los ejemplos actuales de formación de cineastas indígenas una alternativa de adaptación y resistencia de una identidad viva y en movimiento. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Etnologia | pt_BR |
dc.subject | Mẽbêngôkre | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Cinema indígena | pt_BR |
dc.subject | Fronteiras étnicas | pt_BR |
dc.subject | Etnicidad | pt_BR |
dc.subject | Cine indígena | pt_BR |
dc.title | Refazer-se em campos de mármore: Ensaio sobre as possibilidades de re-existência material e imaterial Mẽbêngôkre | pt_BR |
dc.title.alternative | Recrearse en campos de mármol: Ensayo sobre las posibilidades de reexistencia material e inmaterial Mẽbêngôkre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Swatowiski, Claudia Wolff | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1860265209152252 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Valéria Cristina de Paula | - |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Luciano Senna Peres | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2063076166503764 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este ensaio apresenta uma análise sobre o lugar comumente atribuído aos grupos étnicos não eurocêntricos através dos estigmas enraizados por um projeto civilizatório nacional excludente quanto às populações indígenas e suas definições identitárias próprias, bem como introduz uma tentativa de inverter as perspectivas hegemônicas dando lugar ao papel ativo na transformação material e imaterial destes povos inseridos e atuantes nas relações contemporâneas políticas e de consumo. Com isso, me atento às dinâmicas de introdução, ressignificação e assimilação de elementos exógenos pelas comunidades Mẽbêngôkre, na lógica de circulação dos objetos pelas Casas e a tipificação como nekretx, com a intenção de relacioná- las à constante transformação da identidade étnica frente à incessante expansão das mercadorias urbanas e suas tecnologias. Procuro também alternativas analíticas que se distanciem da noção de inflexibilidade e imutabilidade das tradições indígenas como argumento limitante na construção étnica de sujeitos que transitam entre as cidades e seus territórios de origem, buscando nos exemplos atuais de formação de cineastas indígenas uma alternativa de adaptação e resistência de uma identidade viva e em constante movimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Sociais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 43 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Sociais |
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