Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21848
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMari, João Guilherme Campos-
dc.date.accessioned2018-07-17T01:21:12Z-
dc.date.available2018-07-17T01:21:12Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.citationMARI, João Guilherme Campos. O oeste norte-americano pelo "mestre da violência", Sam Peckinpah: imagens de um Estados Unidos em efervescência (1960-1970). 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21848-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória e Cinemapt_BR
dc.subjectVelho Oestept_BR
dc.subjectImagens de Violênciapt_BR
dc.subjectSam Peckinpahpt_BR
dc.titleO oeste norte-americano pelo "mestre da violência", Sam Peckinpah: imagens de um Estados Unidos em efervescência (1960-1970)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221490D2pt_BR
dc.contributor.referee1Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727398H1pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Lucas Henrique dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4314221T9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8618992H4pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objeto refletir sobre produções cinematográficas de Velho Oeste críticas aos valores e modos de vida norte-americanos, produzidas durante a década de 1960. Para tanto, foi escolhida parte da produção cinematográfica de Sam Peckinpah, um diretor de renome, mas que não chegou a fazer parte do mainstream dos diretores de Hollywood. Foram escolhidos seus quatro primeiros filmes, com ênfase no primeiro “Parceiros da Morte”, de 1961, e seu quarto filme “Meu Ódio Será sua Herança”, de 1969. Nesses filmes são discutidas questões a respeito da luta entre a civilização e barbárie, o uso da violência e as fronteiras morais e físicas que os homens enfrentam. Entretanto, se entende que tais questões são antes discutidas pelo Cinema de Velho Oeste da primeira metade do século XX e esse carrega elementos de uma literatura dos séculos XVIII e XIX a respeito da Identidade Nacional norte-americana. Nesse trabalho, então, optou-se pela análise fílmica dos filmes citados em articulação com os elementos presentes nesses filmes e esses da formação da nação. Também foi necessário pensar na questão estética das representações de violência nos filmes e em outros lugares da sociedade norte-americana daquele tempo, em uma análise da visualidade dessas imagens. Tais análises foram feitas em articulação com uma bibliografia sobre Velho Oeste, formação dos Estados Unidos, violência e visualidades. Esse trabalho aponta para a construção de narrativas críticas dentro do Cinema de Velho Oeste.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OesteNorteAmericano.pdfTCC2.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.