Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21848
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mari, João Guilherme Campos | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-17T01:21:12Z | - |
dc.date.available | 2018-07-17T01:21:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-28 | - |
dc.identifier.citation | MARI, João Guilherme Campos. O oeste norte-americano pelo "mestre da violência", Sam Peckinpah: imagens de um Estados Unidos em efervescência (1960-1970). 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21848 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História e Cinema | pt_BR |
dc.subject | Velho Oeste | pt_BR |
dc.subject | Imagens de Violência | pt_BR |
dc.subject | Sam Peckinpah | pt_BR |
dc.title | O oeste norte-americano pelo "mestre da violência", Sam Peckinpah: imagens de um Estados Unidos em efervescência (1960-1970) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Spini, Ana Paula | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221490D2 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Campo, Mônica Brincalepe | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727398H1 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Reis, Lucas Henrique dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4314221T9 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8618992H4 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objeto refletir sobre produções cinematográficas de Velho Oeste críticas aos valores e modos de vida norte-americanos, produzidas durante a década de 1960. Para tanto, foi escolhida parte da produção cinematográfica de Sam Peckinpah, um diretor de renome, mas que não chegou a fazer parte do mainstream dos diretores de Hollywood. Foram escolhidos seus quatro primeiros filmes, com ênfase no primeiro “Parceiros da Morte”, de 1961, e seu quarto filme “Meu Ódio Será sua Herança”, de 1969. Nesses filmes são discutidas questões a respeito da luta entre a civilização e barbárie, o uso da violência e as fronteiras morais e físicas que os homens enfrentam. Entretanto, se entende que tais questões são antes discutidas pelo Cinema de Velho Oeste da primeira metade do século XX e esse carrega elementos de uma literatura dos séculos XVIII e XIX a respeito da Identidade Nacional norte-americana. Nesse trabalho, então, optou-se pela análise fílmica dos filmes citados em articulação com os elementos presentes nesses filmes e esses da formação da nação. Também foi necessário pensar na questão estética das representações de violência nos filmes e em outros lugares da sociedade norte-americana daquele tempo, em uma análise da visualidade dessas imagens. Tais análises foram feitas em articulação com uma bibliografia sobre Velho Oeste, formação dos Estados Unidos, violência e visualidades. Esse trabalho aponta para a construção de narrativas críticas dentro do Cinema de Velho Oeste. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 75 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OesteNorteAmericano.pdf | TCC | 2.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.