Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21827
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tecnologias de manufatura de fertilizantes junto a polímero hidrorretentor sobre as características agronômicas da soja
Autor(es): Reis, Caio Fernandes dos
Primeiro orientador: Carvalho, Everson Reis
Primeiro coorientador: Fraga Junior, Eusimio Felisbino
Primeiro membro da banca: Santos, Edson Aparecido dos
Resumo: O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de soja. A soja pode sofrer tanto com a falta de chuva quanto com o excesso, uma técnica ainda pouco estudada que pode favorecer em relação à disponibilidade hídrica, é a adição de polímeros hidrorretentores como condicionadores hídricos de solo. Outra tecnologia que pode contribuir para o aumento dos níveis de produtividade da soja no Brasil são os fertilizantes com liberação controlada e/ou revestidos com materiais que diminuem sua adsorção no solo tornando-os mais disponíveis às plantas. O objetivo no trabalho foi verificar os efeitos do uso de tecnologias, como modo de manufatura de fertilizante e polímero hidrorretentor, com disponibilidades hídricas distintas sobre as características agronômicas da soja no cerrado. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema fatorial 2 x 2 x 2, com 3 repetições. Os fatores estudados envolviam dois tipos de fertilizantes (convencional e alta tecnologia), uso ou não de polímeros hidrorretentores (hidrogel) e diferentes condições hídricas no solo (com e sem irrigação). As características avaliadas foram: altura da planta aos 30 dias após emergência, altura final, altura de primeiro legume, número de legumes por planta, número de sementes por legume, peso de mil sementes e produtividade. O uso de 4 kg ha-1 de hidrogel proporcionou maior altura de planta aos 30 dias. Altura final, altura de inserção de primeiro legume, número de legumes por planta e número de sementes por legume não diferiram em função dos fatores testados. O uso de fertilizante de alta tecnologia no sulco de semeadura resultou em maior altura de planta aos 30 dias após a emergência, peso de mil sementes e produtividade da soja em relação à mistura física de fontes convencionais.
Palavras-chave: Adubação
Glycine max
Hidrogel
Produtividade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::MANEJO E TRATOS CULTURAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: REIS, Caio Fernandes dos.Tecnologias de manufatura de fertilizantes junto a polímero hidrorretentor sobre as características agronômicas da soja. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21827
Data de defesa: 25-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TecnologiaManufaturaFertilizantes.pdfTCC776.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.