Publicação: Identificação e confirmação de hibridação da safra 2015/2016 em Paspalum L. (Poaceae) com marcadores SSR e ISSR
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA::GENETICA VEGETAL
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Orientador
Coorientador
Vigna, Bianca Baccili Zanotto
Resumo
O sistema de produção animal em pasto, no Brasil, usa um número reduzido de cultivares de gramíneas forrageiras tropicais. Por conta das alterações climáticas globais, a situação tende a se agravar e espécies nativas podem ser boas alternativas para superar tais problemas. Algumas espécies do gênero Paspalum são nativas do Brasil e possuem grande potencial forrageiro. O objetivo deste estudo é confirmar a obtenção de híbridos em cruzamentos realizados dentro do Programa de Melhoramento Genético de Paspalum da Embrapa Pecuária Sudeste, utilizando marcadores microssatélites (SSR) e inter-microssatélites (ISSR). Foram analisadas 33 famílias do gênero Paspalum, com oito marcadores, quatro SSR (PR15, Pp-UNICAMP06, Pp-UNICAMP08 e PA01B7) e quatro ISSR (1, 8, 9 e 10). De acordo com a literatura, as amostras foram amplificadas pela reação em cadeia da polimerase (PCR) e submetidos a eletroforese para visualização das bandas. Foram identificados 44 híbridos com os marcadores SSR PR15 e PpUNICAMP06 e todos os ISSRs. Os marcadores ISSR se mostraram mais informativos para certificação de híbridos, os quais serão avaliados agronomicamente no programa de melhoramento.
Abstract
Palavras-chave
Forrageiras, Produção animal, Espécies nativas, Teste de paternidade
Citação
LOPES, Marcela Mauruto. Identificação e confirmação de hibridação da safra 2015/2016 em Paspalum L. (Poaceae) com marcadores SSR e ISSR. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.