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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCaliman, Gabriel de Castro-
dc.date.accessioned2018-07-10T12:36:56Z-
dc.date.available2018-07-10T12:36:56Z-
dc.date.issued2018-06-22-
dc.identifier.citationCALIMAN, G. C. O comportamento das ações da Petrobras diante da divulgação dos comunicados de mercado e fatos relevantes feitos pela empresa. 2018. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21783-
dc.description.abstractThe present study sought to analyze the behavior of Petrobras' shares in relation to the disclosure of market reports. Therefore, the overall objective was to evaluate the behavior of the PETR3 and PETR4 shares of the company before and after the disclosure of the market announcements and relevant facts in 2017 and also had specific objectives to verify the influence of information on the formation of price and determine if it is possible to identify the form of market efficiency by analyzing the quotations of the company's shares. This research can be classified as: descriptive, quantitative, bibliographical, documentary and case study. Through statistical techniques of simple average and standard deviation, the change in stock prices of the company in question was calculated one day before and one day after the disclosure of market announcements and relevant facts made by the company. The results indicated that the company's shares had the highest prices on the dates with disclosure of announcements referring to the classification of risks and investments, while the lowest prices were related to legal aspects and other classifications. In addition, the results also suggested that the disclosure of market reports influenced the company's stock price and that it was not possible to ascertain and identify the market efficiency hypothesis based on the results of this research.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEficiência de mercadospt_BR
dc.subjectEfficiency of marketspt_BR
dc.subjectPetrobraspt_BR
dc.subjectComunicados de mercadopt_BR
dc.subjectMarket announcementspt_BR
dc.subjectStock pricept_BR
dc.subjectPreço da açãopt_BR
dc.titleO comportamento das ações da Petrobras diante da divulgação dos comunicados de mercado e fatos relevantes feitos pela empresapt_BR
dc.title.alternativeThe behavior of Petrobras shares before the disclosure of market communications and relevant facts made by the companypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Lísia de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7190117130140948pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2327560612358541pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou analisar o comportamento das ações da Petrobras diante da divulgação dos informes de mercado. Dessa forma, o objetivo geral foi avaliar o comportamento das ações PETR3 e PETR4 da empresa antes e após a divulgação dos comunicados de mercado e de fatos relevantes no ano de 2017 e ainda, teve como objetivos específicos, verificar a influência da informação na formação do preço das ações e averiguar se é possível identificar a forma de eficiência de mercado pela análise das cotações dos papéis da empresa. Esta pesquisa pode ser classificada como: descritiva, quantitativa, bibliográfica, documental e estudo de caso. Através das técnicas estatísticas de média simples e desvio padrão, calculou-se a variação das cotações das ações da empresa em questão um dia antes e um dia depois da divulgação dos comunicados no mercado e fatos relevantes feitos pela empresa. Os resultados obtidos indicaram que as ações da empresa apresentaram as maiores cotações nas datas com divulgação de comunicados referentes a classificação de riscos e investimentos, enquanto as menores cotações foram relacionadas a aspectos legais e outras classificações. Além disso, os resultados também sugeriram que a divulgação dos informes de mercado influenciou o preço das ações da empresa e que não foi possível averiguar e identificar a hipótese de eficiência de mercado com base nos resultados dessa pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration15pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

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