Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21634
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação estrutural e da composição química de ossos em modelo murino de sepse experimental
Autor(es): Oliveira, Stephanie Wutke
Primeiro orientador: Silva, Robinson Sabino da
Primeiro coorientador: Aguiar, Emília Maria Gomes
Primeiro membro da banca: Bicalho, Aline
Segundo membro da banca: Santos Filho, Paulo
Terceiro membro da banca: Loureiro, Karine
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da sepse sobre as propriedades biomecânicas e a composição química de ossos. Para isto, o padrão morfológico de colágeno da tíbia de ratos foi avaliado por meio da técnica Picrosirius Red, a biomecânica óssea por meio de teste de flexão, a densidade de componentes ósseos da tíbia por espectroscopia FTIR e Raman e a análise por Microscopia de Força Atômica (AFM). As análises morfométricas demonstraram alteração do perfil de deposição de colágeno nas tíbias dos animais portadores de sepse em comparação aos controles. Os resultados de força, energia e rigidez obtidos no ensaio biomecânico foram similares (p > 0,05) em animais controles e sepse. A sepse aguda promoveu aumento (p > 0,05) na composição de amida II, amida III e colágeno pela espectroscopia FTIR. A espectroscopia Raman demonstrou aumento (p < 0,05) de fenilalanina em tíbia de animais com sepse em comparação aos controles. Além disso, pela primeira vez, foi demonstrado que a rugosidade nanométrica está reduzida em tecido ósseo de ratos portadores de sepse em comparação aos controles. Em conjunto, acreditamos que é possível perceber que a sepse aguda pode promover alterações patofisiológicas no tecido ósseo que podem ser importantes na tomada de decisões da rotina clínica.
Palavras-chave: Sepse
Osso
Composição óssa
Rugosidade nanométrica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Stephanie. Avaliação estrutural e da composição química de ossos em modelo murino de sepse experimental. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21634
Data de defesa: 21-Mai-2018
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçaoEstruturalComposiçao.pdfTCC3.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.