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dc.creatorReis, Lucas Henrique dos-
dc.date.accessioned2018-06-21T20:48:03Z-
dc.date.available2018-06-21T20:48:03Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.citationREIS, Lucas Henrique dos. Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014). Uberlândia. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21599-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze Mith of the Frontier and the cowboy in the 21st century Hollywood. In addition, we intend to understand how cinema constructs meanings about the nation and its national identity in the United States, also how it participates in the construction of gender discourses, more specifically the masculine gender. The main themes are analyzed from two Clint Eastwood movies: Gran Torino (2008) and American Sniper (2014), which tells conflict stories between two sides of a border. It is understood that cinema not only appropriates, but participates actively by elaborating the images of the myths, the nation and the masculinities. In addition to the analysis of the audiovisual elements of the two movies, this paper establishes an approximation between cinema and theoretical references about themes that permeates all the work, as well as the frontier, myths, the wilderness, the nation, the violence and the masculinities. In conclusion, cinematographic critiques available in the American press and other films are put in dialogue with Eastwood’s work for a broader understanding of the society that consumes these productions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClint Eastwoodpt_BR
dc.subjectMito da Fronteirapt_BR
dc.subjectCowboypt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectIdentidade Nacionalpt_BR
dc.subjectMith of the Frontierpt_BR
dc.subjectMasculinitypt_BR
dc.subjectNational identitypt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCinema e Históriapt_BR
dc.subjectCaracterísticas nacionais americanas no cinemapt_BR
dc.subjectCowboyspt_BR
dc.titleCowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014)pt_BR
dc.title.alternativeCowboys by Clint Eastwood: Frontier, National Identity and Masculinities in Gran Torino (2008) and American Sniper (2014)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188333917470405pt_BR
dc.contributor.referee1Paranhos, Kátia Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727089712546469pt_BR
dc.contributor.referee2Valim, Alexandre Busko-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2389703104377365pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8294641987008271pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem o objetivo de analisar os mitos da fronteira e do cowboy no cinema hollywoodiano no século XXI. Além disso, pretende-se compreender de que maneira o cinema constrói sentidos sobre a nação e a identidade nacional nos Estados Unidos e como ele participa da construção de discursos sobre gênero, mais especificamente o masculino. Esses temas são analisados a partir de dois filmes do diretor Clint Eastwood, Gran Torino, de 2008, e Sniper Americano, de 2014, que contam histórias de conflitos entre dois lados de uma fronteira. Entende-se que o cinema não apenas se apropria, mas participa ativamente das elaborações das imagens dos mitos, da nação e das masculinidades. Além das análises sobre os elementos audiovisuais dos filmes selecionados, essa pesquisa estabelece uma aproximação entre o cinema e referências teóricas que pensam temas que perpassam todo o trabalho, como a fronteira, os mitos, o wilderness, a nação, a guerra, a violência e as masculinidades. Por fim, críticas cinematográficas disponíveis na imprensa estadunidense e outros filmes são colocados em diálogo com a obra de Eastwood para uma compreensão mais abrangente da sociedade que consumiu tais produções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration189pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOSpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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