Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21549
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2020-05-25
Título: Análise do efeito da toxina botulínica na atividade elétrica do músculo masseter através de exame eletromiográfico
Autor(es): Silva, Jéssica Alves da
Primeiro orientador: Silva, Marcelo Caetano Parreira da
Primeiro coorientador: Bernardino Júnior, Roberto
Primeiro membro da banca: Barbosa, Gabriella Lopes de Rezende
Segundo membro da banca: Resende, Leandro Miranda Silva de
Resumo: O Objetivo do trabalho foi avaliar, por meio de exame eletromiográfico, a atividade elétrica do musculo masseter de pacientes bruxistas, que receberam toxina botulínica, a fim de se atingir uma melhora do seu quadro clínico. Foi realizada uma comparação entre dois grupos de pacientes os quais foram submetidos a exame eletromiográfico antes e após as aplicações. Para isso foram realizadas a anamnese detalhada e exame clínico para averiguação do estado de saúde sistêmica e oral do paciente. Os indivíduos selecionados para a pesquisa foram submetidos a avaliações em duas escalas visuais analógicas para avaliação de dor e de qualidade de vida. Após a primeira avaliação e seleção das participantes, foi realizada a segunda sessão de atendimento em que todas voluntárias foram submetidas ao exame de eletromiografia de superfície no músculo masseter. Na terceira sessão os sujeitos da pesquisa foram divididos em dois grupos: controle, onde foi aplicado soro fisiológico, e experimental onde foi aplicado a toxina botulínica, sendo usado 20 unidades de toxina botulínica tipo A em cada músculo masseter. A segunda análise eletromiográfica foi realizada após 15 dias da aplicação. No retorno as pacientes levaram as avaliações das escalas visuais analógicas de dor e qualidade de vida. Os resultados foram comparados a fim de se obter a confirmação do efeito positivo no alívio sintomático das voluntárias. Demonstrou-se por meio desse estudo que as pacientes que receberam toxina botulínica obtiveram um decréscimo significativo no resultado do segundo exame eletromiográfico. Em uma média geral observa-se um decréscimo na ativação elétrica das fibras musculares de 77,8% no masseter esquerdo e de 67,7% no masseter direito, em que foram aplicadas quantidades equivalentes de toxina botulínica, 20 unidades em cada musculo. Concluímos que a toxina botulínica tipo A, apresentou-se como uma boa alternativa terapêutica quando comparada ás comumente usadas para o alívio sintomático do bruxismo. Demonstrou ser um potente miorrelaxante que em pequenas quantidades em músculos de importância pôde ser efetiva na diminuição dos danos causados aos pacientes bruxistas, diminuindo a tensão muscular, a dor e proporcionando aos pacientes uma melhor função mandibular.
Palavras-chave: Bruxismo
Exame eletromiográfico
Toxina botulínica
Bruxism
Botulinum Toxin
electromyographic examination
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Jéssica Alves da. Análise Do efeito da toxina botulínica na atividade elétrica do músculo masseter através de exame eletromiográfico. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21549
Data de defesa: 25-Mai-2018
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseEfeitoToxina.pdfTCC1.67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.