Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21531
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Os dilemas da Geração Digital: análise cultural do jovem do ensino fundamental no processo de comunicação em Patrocínio (MG) |
Título(s) alternativo(s): | The dilemmas of digital generation: cultural analysis of young people in elementary school inside a communication process on Patrocinio (MG) |
Autor(es): | Lula, Selma Elaine Valverde |
Primeiro orientador: | Sousa, Gerson de |
Primeiro membro da banca: | Silva, Diva Souza |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Angela Maria Grossi de |
Resumo: | Este trabalho científico analisa o processo de comunicação do jovem inserido em um mundo digital na realidade de escolas de Patrocínio (MG). O objetivo geral é compreender os dilemas dos caminhos escolhidos pelo jovem, na sociedade digital, em sua produção de sentido para se fazer cidadão. A questão norteadora desta pesquisa é: como essa geração, denominada digital, constrói e fomenta seus objetivos e pensamentos em uma sociedade predominantemente tecnológica? Para se alcançar a resposta à pesquisa se utilizou do método da Análise Cultural, por meio da teoria dos Estudos Culturais, na análise da realidade dos jovens a partir de suas experiências vividas em instituição de ensino. Os produtos de análise perpassaram a produção de um livro em conjunto, postagens em redes sociais e explanações em debates e seminários. Os trabalhos realizados com os jovens objetivaram encontrar meios para o entendimento das diversas formas utilizadas pelo jovem dentro do seu processo de comunicação. Suas músicas, suas postagens, suas preferências, seus conceitos. A análise cultural permitiu compreender que o jovem inserido em uma sociedade digital possui caminhos diversos de expor o que traz em si mesmo. Essa análise favoreceu o entendimento das muitas maneiras do jovem se fazer ouvir. Compreendemos que ele realiza o processo de comunicação mediante as ferramentas que para ele são cabíveis em uma era tecnológica – a argumentação, a rede social. A análise cultural ainda favoreceu a escrita espontânea em momentos em que o jovem não se valera de tecnologia alguma, construindo sua personalidade indiretamente, através de uma personagem. Dentro desse procedimento percebemos o jovem na sua essência maior e por mais que ele alinhasse a sua composição aos demais textos já iniciados e continuasse a estória, o perfil e emoção interior eram inseridos ainda que não o pretendesse. |
Abstract: | This academic work analyses the process of communication of young people inserted in a digital world, at Patrocínio’s schools. Objectifying the search of understanding of valid ways by young people, in a digital era, to be made. How does the young people imposes his concerns on all those directly or indirectly are involved in his communication process? Among the ways, for him used, as his information is exposed, which view the society has to his way of interaction? In which extent does the digital society insert the thoughts and propositions of the young people present in it? The ways to reach the objectives were analyses, in a school extent, of works like: production of a book together, posts in a social net, explanations and discussions and seminars. A scientific researching and descriptive, with qualitative problem approach, being worth of practices, told before, with final objective of understanding of the process of communication of young people inserted in a digital society. The pedagogic practices applied objectifying find ways to understand of several modes utilized by young people inside his communication process. His music, his posts, his preferencies, his concepts. The cultural analysis allowed us to understand that young people inserted in a digital society has different ways to exposing what brings in itself. This analysis favored the understanding of many manners of young people made being heard. We understood that he made the process of communication by tools that for him are appropriate in a technological era – the argumentation, the social net. The cultural analysis is still favored the spontaneous writing in moments which the young people hadn’t used any technology, building his personality indirectly, by a character. Inside this proceeding we realize the young people in his biggest extract and however he aligns his composition to the others texts and continue the story, the profile and emotion before were inserted though he didn’t claim it. |
Palavras-chave: | Comunicação Tecnologia Juventude Communication Technology Youth Educação Ensino fundamental Geração Y |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Referência: | LULA, Selma Elaine Valverde. Os dilemas da Geração Digital: análise cultural do jovem do ensino fundamental no processo de comunicação em Patrocínio (MG) - Uberlândia. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.512. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.512 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21531 |
Data de defesa: | 28-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DilemasGeraçãoDigital.pdf | 3.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.