Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21509
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHerrera, Alvaro-
dc.date.accessioned2018-06-12T22:10:33Z-
dc.date.available2018-06-12T22:10:33Z-
dc.date.issued2018-03-19-
dc.identifier.citationHERRERA, Alvaro Daniel. Modelagem e simulação de uma aeronave multi-rotor não convencional. 2018. 158 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21509-
dc.description.abstractThe following work refers to the dynamic modelling of an unconventional unmanned air vehicle (UAV) that possesses hybrid lifting characteristics. It is able to change the angular orientation of a wing-rotor set, when referred to the fuselage reference line, which allows it to take off in a vertical path and then proceed flight horizontally on cruiser mode. The aircraft can be so defined as VTOL (Vertical Take Off and Landing) which employs aerodynamic surfaces and propellers to produce lifting. The use of three coaxial-rotors that tilt independently from the rest of the aircraft's body, turns the aircraft into a morphologically variable and asymmetric vehicle. The dynamic equations are defined from Classic Mechanics principles and the required aerodynamics' assumptions. A 3D model is produced in the CAD (Computing Aided Design) software SolidWorks® in order to obtain mass and inertia characteristics. To analyze the dynamic model, the aircraft's equations of motion are linearized into two different steady-state conditions and set into the form of state-spaces. The first steady-state condition refers to hover and the second one is thought as being the cruiser mode flight, in which the aircraft needs to maintain a certain flight speed to produce enough lifting on it's wings. The use of coaxial rotors allows to neglect gyroscopic effects caused by the tilt of each rotor with respect to the rest of the body. Finally, the dynamic behavior and stability criteria where evaluated for each one of the steady-state conditions with an algorithm implementation in the MATLAB® platform. The analysis of the aircraft's dynamic response to the possible aircraft's commands showed that it is a naturally unstable vehicle with the need of command inputs to reestablish a steady-state condition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulti-rotorpt_BR
dc.subjectUAVpt_BR
dc.subjectCoaxial-rotorpt_BR
dc.subjectDynamic_modelingpt_BR
dc.subjectFlight_mechanicspt_BR
dc.subjectTilt-rotorpt_BR
dc.subjectVANTpt_BR
dc.subjectRotor-coaxialpt_BR
dc.subjectModelagem_dinâmicapt_BR
dc.subjectMecânica_do_voopt_BR
dc.titleModelagem e simulação de uma aeronave multi-rotor não convencionalpt_BR
dc.title.alternativeModeling and simulation of an unconventional multi-rotor aircraftpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sanches, Leonardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6978425622746671pt_BR
dc.contributor.referee1Souza Morais, Tobias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662045974941011pt_BR
dc.contributor.referee2Machini, Felipe-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3286994401789321pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata sobre a modelagem dinâmica de uma aeronave não tripulada e não convencional, que possui características de sustentação híbrida. Através da alteração da orientação angular do conjunto asa + rotor, em relação à linha de referência da fuselagem, com capacidade de decolar verticalmente e prosseguir em voo de cruzeiro. A aeronave pode ser definida como um VTOL (Vertical Take Off and Landing, por sua siglas em inglês) que utiliza superfícies aerodinâmicas e vários rotores. Com três rotores coaxiais capazes de girar independentemente em relação ao resto do corpo, isto torna a aeronave um veículo de morfologicamente variável e assimétrico. Sua dinâmica é definida a partir dos princípios da Mecânica Clássica e das relações aerodinâmicas pertinentes. Um modelo 3D no software de CAD (Computing Aided Design) SolidWorks® é realizado para obter suas relações de massa e inércia. Para análise do modelo dinâmico, as equações do movimento são linearizadas em torno de duas condições de equilíbrio distintas na forma de espaço de estados. A primeira condição refere-se ao voo pairado no ar (hover) e a segunda trata de um voo em modo cruzeiro, no qual a aeronave precisa se manter a uma velocidade conhecida para gerar suficiente sustentação nas suas superfícies aerodinâmicas. O uso de rotores coaxiais permite desprezar os efeitos giroscópicos causados pelo giro de cada um dos rotores em relação ao resto do corpo. Por fim, avaliou-se o comportamento dinâmico e os critérios de estabilidade da aeronave para cada uma das condições de equilíbrio por meio de algoritmos implementados na plataforma MATLAB. Através da análise da resposta dinâmica temporal aos diferentes comandos da aeronave, foi possível constatar que esta é instável naturalmente e que requer de comandos para restabelecer sua condição de equilíbrio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecatrônicapt_BR
dc.sizeorduration158pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::AVIOESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::HELICOPTEROSpt_BR
dc.orcid.putcode105812334-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecatrônica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ModelagemSimulaçãoAeronave.pdfTCC4.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.