Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVerde, Eula Lôbo Netto Vila-
dc.date.accessioned2018-06-12T13:21:21Z-
dc.date.available2018-06-12T13:21:21Z-
dc.date.issued2018-02-19-
dc.identifier.citationVERDE, Eula Lôbo Netto Vila Verde. Cesto orgânico: um projeto piloto na web que aproxima produtores e consumidores de orgânicos. 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21500-
dc.description.abstractThe approach organic producers and consumers is the inspirational ideal of the Cesto Orgânico platform. Developed on the web, the product seeks to democratize the access routes to organic production, in a way to recognize the origin of its food and to value the role of rural producers in our country. The purpose also is engaging communication with social and environmental causes, which discuss the dichotomy between consumption and ecology. The position is that the organic is a way for a more responsible agriculture in relation to the environment and our health, in addition to establishing more just relations. There are the visual identity and the portal of the Cesto Orgânico. The site can be accessed through the address cestoorganico.com.br. However, the platform remains evolving according to the participation of organic producers and consumers. This work involves a theoretical framework with the rescues of the history of agriculture in Brazil, the rise of the organic production movement in the world, the Brazilian legislation and also demonstrates the results of a research in the region of Goiânia with producers of organic foods at fairs. The records of this data contemplate the enthusiasm of the rural producers with new modalities of commercialization and with the participation in projects of communication online. Result of a scientific research, with the endorsement of the Graduate Program in Technologies, Communication and Education of the Federal University of Uberlândia, the project reinforces the commitment and the social responsibility of the Brazilian universities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrgânicospt_BR
dc.subjectComunicação Ambientalpt_BR
dc.subjectWebpt_BR
dc.subjectOrganicpt_BR
dc.subjectEnvironmental Communicationpt_BR
dc.subjectWebpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSites da web - Projetospt_BR
dc.subjectAlimentos naturaispt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectComércio eletrônico - Sites da webpt_BR
dc.titleCesto orgânico: um projeto piloto na web que aproxima produtores e consumidores de orgânicospt_BR
dc.title.alternativeCesto orgânico: a pilot project on the web that brings together organic producers and consumerspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mahl, Marcelo Lapuente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2460148926174770pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Marcelo Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944017312412221pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Sandro Dutra e-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0209794264314643pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5302859867550568pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEstreitar caminhos entre quem produz e quem consome orgânicos é o ideal inspirador da plataforma Cesto Orgânico. Desenvolvida na web e para a web, o produto busca democratizar as vias de acesso à produção orgânica, em uma maneira de reconhecer a procedência do seu alimento e valorizar o papel dos produtores rurais em nosso país. O propósito passa por uma comunicação engajada as causas sociais e ambientais, que discutam a dicotomia entre consumo e ecologia. O posicionamento é que o orgânico é uma via para uma agricultura mais responsável em relação ao meioambiente e a nossa saúde, além de estabelecer relações mais justas. A identidade visual do Cesto Orgânico existe, assim como o portal. O site pode ser acessado pelo endereço cestoorganico.com.br. Porém, a plataforma permanece em evolução de acordo com a participação dos produtores e consumidores de orgânicos. Este trabalho envolve um arcabouço teórico com os resgates da história da agricultura no Brasil, a ascensão do movimento de produção orgânica no mundo, a legislação brasileira e também demonstra os resultados de uma pesquisa na região de Goiânia com os produtores de alimentos orgânicos em feiras. Os registros destes dados contemplam o entusiasmo dos produtores rurais com novas modalidades de comercialização e com a participação em projetos de comunicação on-line. Resultado de uma pesquisa científica, com o aval do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia, o projeto reforça o comprometimento e a responsabilidade social das universidades brasileiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration66pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.197pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CestoOrganicoProjeto.pdfCestoOrganicoProjeto.pdf6.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.