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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21456
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2969-9380 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A utilização de tecnologias digitais no Curso de Licenciatura em Matemática PARFOR/EAD da Universidade Federal de Uberlândia |
Alternate title (s): | The use of digital technologies in the undergraduate course in Mathematics PARFOR/Distance Education at the Federal University of Uberlândia |
Author: | Gonçalves, Elivelton Henrique |
First Advisor: | Marco, Fabiana Fiorezi de |
First member of the Committee: | Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra |
Second member of the Committee: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
Summary: | Esta pesquisa empreende esforços no estudo das Tecnologias Digitais (TDs) na formação de futuros professores de Matemática na modalidade a distância, sendo que as ações e reflexões foram conduzidas pela seguinte questão de investigação: como as Tecnologias Digitais são metodologicamente abordadas pelos professores no curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Uberlândia? Buscando resposta a esse questionamento, foi proposto como objetivos: (i) analisar como os professores organizaram o ensino de suas disciplinas abordando conteúdos relacionados às TDs; e, (ii) analisar como as TDs foram abordadas nas diferentes disciplinas do curso na perspectiva dos licenciandos em Matemática e dos tutores. A pesquisa teve como contexto o Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, integrante do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), da Universidade Federal de Uberlândia. Adotando a abordagem da pesquisa qualitativa, iniciou-se a investigação a partir de dois momentos inter-relacionados, a análise do Projeto Pedagógico de Curso e do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com base nos quais, juntamente com informações provenientes do Questionário on-line proposto posteriormente aos licenciandos, foi possível identificar oito disciplinas que abordaram as TDs durante o curso. Em seguida, empregou-se dois procedimentos de produção de dados: a realização de Entrevista com os professores que ministraram tais disciplinas e a proposição de Questionário on-line aos licenciandos e tutores envolvidos no curso/disciplinas; sendo contabilizadas a participação de 04 docentes, 15 licenciandos e 09 tutores. Mediante leituras exaustivas e repetidas das informações produzidas no âmbito da pesquisa, construímos quatro categorias emergentes de análise: (i) a dinâmica das disciplinas, (ii) o acompanhamento e a avaliação dos licenciandos, (iii) a participação dos licenciandos, e (iv) a abordagem das TDs no curso e a implicação para a formação docente. Os resultados indicam o cuidado dos professores na organização do ensino de suas disciplinas, desenvolvendo propostas que buscassem estimular o uso crítico e consciente das TDs por parte dos licenciandos e que os possibilitassem identificar possibilidades de integrá-las em situações de ensino e aprendizagem. Já com relação aos licenciandos, os resultados sinalizam que adquiriram conhecimentos técnicos para o manuseio das TDs, porém, há indicativos de que a sua principal dificuldade foi de entender como trabalhar os conteúdos matemáticos a partir das tecnologias abordadas; cenário também indicado pelos tutores. Contudo, professores, licenciandos e tutores partilham do entendimento que tais disciplinas foram, sobretudo, uma preparação inicial, que apresentaram as TDs e despertaram para a existência da possibilidade de seu uso no contexto escolar e para a necessidade de um estado permanente de formação e novas buscas. Ante o exposto, este estudo parece-nos evidenciar a importância de um maior cuidado e atenção por parte dos professores na organização do ensino de suas disciplinas quanto a relação sala de aula e TDs, propondo situações formativas que não apenas apresentem as tecnologias aos licenciandos, mas, também, que permitam a esses futuros professores conhecê-las, vivenciá-las como instrumento formativo e objeto de estudo, e construir conhecimentos a respeito da sua integração, enquanto ferramentas de ensino, na sala de aula de Matemática. |
Abstract: | This research focuses its efforts in the study of Digital Technologies (DTs) in the education of future Mathematics teachers by distance modality. The question that guided the research was: how are Digital Technologies methodologically approached by professors of undergraduate studies in Mathematics by distance modality at the Federal University of Uberlândia? Seeking an answer to this questioning, the following were proposed as objectives: (i) to analyze how the professors organized the teaching of their subjects addressing content related to DTs; and (ii) to analyze how DTs were approached in the diverse course subjects from the perspective of the undergraduate students in Mathematics and the tutors. The research had the undergraduate course in Mathematics by distance modality as context - part of the National Development Plan for Teachers of Basic Education (PARFOR) of the Federal University of Uberlândia, Brazil. By adopting the qualitative research approach, it started the investigation from two interrelated moments - the analysis of the Pedagogical Course Project and the analysis of the Virtual Learning Environment. Based on both settings, along with information from the online questionnaire proposed to the undergraduate students later, it was possible to identify eight disciplines that addressed DTs during the course. Subsequently, it performed two procedures to generate data: an interview with the professors who taught these courses and the proposal of an online questionnaire to the undergraduate students and tutors involved in the course / disciplines, with 4 professors, 15 undergraduates and 9 tutors participating. By means of exhaustive and repeated readings of the information produced in the research, we constructed four emerging categories of analysis: (i) the dynamics of the disciplines, (ii) the monitoring and evaluation of the undergraduates, (iii) the undergraduates’ participation, and (iv) DT approach in the course and the implication for teacher education. The results indicate professors’ diligence in their teaching organization; the professors developed proposals that aimed to stimulate the critical and conscious use of these resources by the undergraduate students to enable the future teachers to identify possibilities to integrate the apparatuses into teaching and learning situations. Regarding the undergraduates, the results demonstrate that they have acquired technical knowledge to handle the DTs. However, there are evidences showing their main difficulty to understand how to deal with the mathematical contents from the technologies approached. The tutors also indicated that scenario. Despite this, professors, undergraduate students, and tutors share the view that these disciplines were, above all, a groundwork that presented the DTs and aroused their alleged use in the school context, as well as the need for a permanent state of development and new pursuits. This research seems to highlight the importance of greater care and attention by the professors’ in organizing their disciplines. Proposing formative situations that not only present the technologies to the undergraduate students, but also enable these future teachers to know these technologies, to experience them as a formative instrument and object of study, and to build knowledge about their integration as teaching tools in the Mathematics classroom. |
Keywords: | Educação a Distância Tecnologias Digitais Licenciatura em Matemática Formação inicial de professores Educação Ensino a distância Professores Formação Matemática Estudo e ensino Distance Education Digital Technologies Degree in Mathematics Pre-Service Teacher Education |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | GONÇALVES, Elivelton Henrique. A utilização de tecnologias digitais no Curso de Licenciatura em Matemática PARFOR/EAD da Universidade Federal de Uberlândia. 2018. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
Document identifier: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.524 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21456 |
Date of defense: | 2-Mar-2018 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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