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dc.creatorCarvalho, Vitor César de-
dc.date.accessioned2018-05-23T19:09:45Z-
dc.date.available2018-05-23T19:09:45Z-
dc.date.issued2017-10-17-
dc.identifier.citationCARVALHO, Vitor César de. OntAES: Uma Ontologia para Sistemas Adaptativos Educacionais Baseada em Objetos de Aprendizagem e Estilos de Aprendizagem - Uberlândia. 2017. 73f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21440-
dc.description.abstractSeveral approaches to custom recommendation of content in adaptive systems for education have emerged. Many have conglomerated the importance of taking into account student learning styles so that better results can be achieved in the learning process. Recent studies confirm this trend. This reserch aims to present a proposal for the recommendation of learning objects based on the IEEE LOM standard and the Felder-Silverman Learning Styles model. In addition, an ontology has been developed to support this approach. As a result, the proposed ontology generates a vector representation of learning objects considering the learning styles satisfied by them. The ontology, called OntAES, follows the entire teaching process, from the insertion of OAs and students into the system, to classification and ranking in a personalized and automatic way. In addition, it presents a comparative approach between how to calculate the OA ranking for each student. The ontology was validated through experiments, and promising results were obtained, demonstrating the potential contribution of this proposal to adaptive systems for education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectinformática em educaçãopt_BR
dc.subjectEstilos de Aprendizagempt_BR
dc.subjectRecomendação Automáticapt_BR
dc.subjectObjetos de Aprendizagempt_BR
dc.subjectPersonalização Automáticapt_BR
dc.subjectWeb Semânticapt_BR
dc.subjectLearning Stylespt_BR
dc.subjectLearning Objectpt_BR
dc.subjectRecommendationpt_BR
dc.subjectAutomatic Customizationpt_BR
dc.subjectOntologypt_BR
dc.subjectSemantic Webpt_BR
dc.subjectInformatics in Educationpt_BR
dc.titleOntAES: Uma Ontologia para Sistemas Adaptativos Educacionais Baseada em Objetos de Aprendizagem e Estilos de Aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeOntAES: A Ontology for Adaptive Educational Systemas Based on Learning Objects and Learning Stylespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dorça, Fabiano Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3944579737930998pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Márcia Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8946715881289701pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6515044727348778pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2366734598911826pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoDiversas abordagens para recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos para educação têm surgido. Muitas têm congitado a importância de levar em consideração os estilos de aprendizagem do estudante para que melhores resultados possam ser alcançados no processo de aprendizagem. Estudos recentes comprovam essa tendência. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de recomendação de objetos de aprendizagem com base no padrão IEEE LOM e no modelo de Estilos de Aprendizagem de Felder-Silverman. Além disso, foi desenvolvida uma ontologia para apoio à essa abordagem. Como resultado, a ontologia proposta gera uma representação vetorial de objetos de aprendizagem considerando os estilos de aprendizagem satisfeitos por eles. A ontologia, denominada OntAES acompanha todo o processo de ensino, desde a inserção de OAs e estudantes no sistema, até a classificação e ranqueamento de forma personalizada e automática. Além disso, apresenta uma abordagem comparativa entre forma de calcular o ranking de OAs para cada estudante. A ontologia foi validada através de experimentos, e resultados promissores foram obtidos, demonstrando o potencial de contribuição desta proposta a sistemas adaptativos para educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration73pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.78pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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