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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Custo de oportunidade: a dicotomia no estoque, o que tem não vende e o que vende não tem!
Título (s) alternativo (s): Opportunity cost: the dichotomy in the stock, what has does not sell and what sells does not have!
Autor: Camargos, Carlos Venâncio de
Primer orientador: Forti, Cristiano Augusto Borges
Primer miembro de la banca: Maia, Leonardo Caixeta de Castro
Segundo miembro de la banca: Pereira, Vinícius Silva
Tercer miembro de la banca: Neto, André Barra
Resumen: A ação de vender, trocar e comprar é uma dinâmica que acontece há milhares de anos, o comércio de produtos, bens e serviços faz parte do dia a dia das pessoas e neste sentido o atacado distribuidor busca as melhores alternativas para fazer o produto chegar aos consumidores com um nível de serviço adequado, de maneira segura e lucrativa para a empresa vendedora e de forma acessível, confiável e que satisfaça as necessidades dos clientes. O setor atacadista distribuidor é, no geral, um negócio de baixa lucratividade, sendo assim, a frugalidade nas gestões dos custos indesejáveis de estoque é ainda mais importante para a saúde das empresas desse setor. O objetivo desse trabalho é mensurar o impacto dos custos de oportunidade dos Itens com Giro Insatisfatório (IGI) e com vendas perdidas (Lost Sales) na rentabilidade de um Atacado Distribuidor e quais as possíveis causas do IGI e Lost Sales sob a perspectiva ótica dos compradores e gerentes de compras, tendo como referência os conceitos de custo de oportunidade relacionado a estoque, sendo que para o IGI será utilizado para mensuração o custo médio ponderado de capital (WACC) e para o Lost Sales será utilizado como racional de rentabilidade a margem de contribuição perdida pela venda não efetivada, e usando para tal uma abordagem quantitativa com objetivos descritivos e, como procedimentos técnicos, um estudo de caso em um Atacado Distribuidor. A presente dissertação é dividida em duas perspectivas principais de análise, a primeira relacionada ao IGI e a segunda direcionada para Lost Sales. Após avaliação dos custos de oportunidade (Co), verificou-se que, nos anos de 2014, 2015 e 2016, o Co total foi de R$ 154,8 milhões, cerca de 78% do lucro operacional do Atacado Distribuidor no acumulado dos 3 anos, sendo que desse montante o Co do IGI corresponde a algo em torno de R$ 71,6 milhões, que equivale a cerca de 36% do lucro operacional e suas principais causas estão relacionadas com queda de preço no mercado e compras de oportunidade, e o Co do Lost Sales ao valor de R$ 83,1 milhões, correspondente a cerca de 42% do lucro operacional e suas principais causas estão relacionadas com falta de produto na indústria, produtos em renegociação de custo e assuntos relacionados a transporte. Com base no diagnostico desta dissertação, foi criado um simulador como objetivo de mitigar uma das principais causas relacionadas ao Co as compras de oportunidades. Para estudos futuros, sugerese a utilização de outros períodos, atacados e segmentos de negócios para análise.
Abstract: The act of selling, trading and buying is a dynamic that has been going on for thousands of years. The commerce of products, goods, and services is part of people's day-to-day. Based on what has been said the wholesale distributor seeks the best alternatives to make the product reach customers with an adequate level of service, in a safe and profitable way for the company that is selling and in an accessible and reliable way, to satisfy the customer's needs. The wholesale sector is in general a low-profit business, therefore, the frugality in managing undesirable inventory costs, is even more important for the health of companies in this sector. The goal of this work is to measure the impact of opportunity costs on Unsatisfactory Product Turnover and Lost Sales on the profitability of a Wholesale Distributor and what are the possible causes of Unsatisfactory Product Turnover and Lost Sales from the perspective of purchasers and purchasing managers taking reference on the concepts of inventory's related opportunity cost. For the Unsatisfactory Turnover will be used as measurement, the weighted average cost of capital (WACC). For the Lost Sales will be used as rational of profitability the contribution’s margin made by the non-effected sale, using a quantitative approach for descriptive purposes. As technical procedures, will be used a study case in a Wholesale Distributor. This dissertation is divided into two main analysis perspectives; the first related to Unsatisfactory Product Turnover and the second one directed at Lost Sales. After evaluating the opportunity's costs it has been noted that in the years of 2014, 2015 and 2016, the total opportunity's costs was around R$ 154.8 million, approximately 78% of 3 years accumulated operating income in the Wholesale Distributor. Which of this amount the Unsatisfactory Product Turnover corresponds to something around R$ 71.6 million, equivalent to 36% of the operating profit. Its main causes are related to the decrease in market prices and opportunity purchases, and the Lost Sale's opportunity's cost R$ 83.1 million corresponds to approximately 42% of operating profit and its main causes are related to the lack of products in the industry, products in cost's renegotiation, and subjects related to transportation. Based on this dissertation’s diagnosis a simulator has been created in order to mitigate one of the main causes related to opportunity’s costs and opportunity’s purchases. For future references it strongly advised to use other periods, wholesalers, and business segments for analysis.
Palabras clave: Custo de oportunidade
Opportunity’s cost
Atacado
Wholesale
Estoque
Inventory
Administração
Comércio atacadista
Controle de estoque
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)
Cita: CAMARGOS, Carlos Venâncio de. Custo de oportunidade : a dicotomia no estoque, o que tem não vende e o que vende não tem! - Uberlândia. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.119
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.119
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21416
Fecha de defensa: 12-dic-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

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