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dc.creatorCosta e Silva, Luiz Paulo-
dc.date.accessioned2018-05-21T18:42:07Z-
dc.date.available2018-05-21T18:42:07Z-
dc.date.issued2017-04-11-
dc.identifier.citationCOSTA E SILVA, Luiz Paulo. Antigamente era assim: as potências de prosear com o público visitante de um artefato museal por intermédio de um documentário. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.329pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21402-
dc.description.abstractThe study consists of narratives and story telling being related to analysing the bond between museum artifact and its audience beyond the strengh of the museum experience at the time of the visit caught in a documentary film called Antigamente era assim. The film was recorded at the museum artifact titled Casinha de Barro, located in the Museu de Biodiversidade do Cerrado in Uberlândia - Minas Gerais. In addition to the visitors' records, we dialogued the speeches emanating from the field observations by composing a story elaborated collectively with artists that were invited by the documentary producer. The scenes were analyzed from the perspective of Mikhail Bakhtin's concepts on polyphony and emotive-volitional tone to deepen the relations between the public and the museum artifact. In the documentary, we organize the narrations by themes signaling them with hastags. During the film, stories about the #wishing in the #biobuilding of the clay house during its genesis; And in the interaction of the public with the artifact, many #reminiscences of living in this type of home echoed: the #delight of the deeper relation between mankind and nature and how it was to # enjoy life on the farm, in addition to # resonances of particular memories brought to life when visiting that place.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subjectMuseu da Biodiversidade do Cerrado (Uberlândia MG)pt_BR
dc.subjectConservação da naturezapt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectPúblicopt_BR
dc.subjectArtefatopt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectDocumentarypt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectPublicpt_BR
dc.subjectArtifactpt_BR
dc.subjectMuseumpt_BR
dc.titleAntigamente era assim: as potências de prosear com o público visitante de um artefato museal por intermédio de um documentáriopt_BR
dc.title.alternativeFormerly it was like this: the powers of prosear with the visiting public of a museum artifact through a documentarypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790374U6pt_BR
dc.contributor.referee1Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784529J4pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Amanda Maurício Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248125Y4pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4276480Z4pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO estudo consiste de narrativas e histórias que abordam a análise da relação artefato museal e o seu público levando em consideração as potências da experiência museal no momento da visitação por intermédio de um filme documentário chamado Antigamente era assim. O filme foi gravado no artefato museal intitulado Casinha de Barro, localizado no Museu de Biodiversidade do Cerrado em Uberlândia - Minas Gerais. Além dos registros dos visitantes, dialogamos com as falas emergidas das observações em campo compondo um conto elaborado coletivamente com artistas convidados para a produção do documentário. As cenas foram analisadas sob a perspectiva dos conceitos de Mikhail Bakhtin sobre polifonia e tom emotivo-volitivo para aprofundar as relações entre o público e o artefato museal. No documentário, organizamos as narrações por temas sinalizando-as com hashtags. Durante o filme, surgiram histórias sobre os #anseios na #bioconstrução da casinha de barro durante sua gênese; e na interação do público com o artefato, muitas #reminiscências do vivenciar nesse tipo de moradia ecoaram: o #deleite da relação mais aprofundada entre o homem e a natureza e como era #desfrutar a vida na roça, além das #ressonâncias de memórias particulares evocadas na visitação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration134pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.329pt_BR
dc.orcid.putcode81753279-
dc.crossref.doibatchidd27cfffb-a7eb-43e8-845c-9cb5fa78d387-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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