Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21396
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRodrigues, Amanda Fernandes dos Santos-
dc.date.accessioned2018-05-21T16:59:08Z-
dc.date.available2018-05-21T16:59:08Z-
dc.date.issued2018-03-02-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Amanda Fernandes dos Santos. A temática resíduos sólidos e o Programa Escola SESI Para o Mundo do Trabalho : uma proposta de situação de estudo interdisciplinar - Uberlândia. 2018. 125 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.535.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21396-
dc.description.abstractThe lack of meaning of knowledge, interaction with students and other colleagues, along with the exaggerated reproduction of content, limit the teaching-learning process and the exploration of relevant themes in the school context. In order to favor the student's fuller development, with active participation, with a critical vision, and wrapped in an interactive and contextualized process, the development of a Study Situation, in an interdisciplinary way, using a Solid Waste theme and the guidelines of the SESI School Program for the World of Work. To that end, the theoretical-methodological contribution involves the meaningful learning, from the sociocultural perspective, the role of social interactions in the classroom, the Three Pedagogical Moments, the interdisciplinarity, the thematic approach, and the teaching modality Study Situation. The research is qualitative, especially the typology of Case Study. The subjects of the research are students of a in High School, in a technical school, in the city of Catalão-GO. Records and productions in the course of the development of the Study Situation are the basis for the composition of the data. For the analysis of the process categories were elaborated: social interactions, interdisciplinary actions, problematization, awareness and conceptual signification. It can be affirmed that there was an improvement in the teaching-learning process when this occurred through social interactions (student-student and student-teacher) and the systematic confrontation of the paradigm of fragmented and linear teaching based on interdisciplinary and dynamic actions for the orientation of the curriculum of the different areas of knowledge, instigating the student in the approach of the school knowledge, providing cognitive development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResíduos Sólidospt_BR
dc.subjectSolid Wastept_BR
dc.subjectSituação de Estudopt_BR
dc.subjectStudy Situationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectSESI - Ensino Médiopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectResíduos industriaispt_BR
dc.titleA temática resíduos sólidos e o programa escola SESI para o mundo do trabalho: uma proposta de situação de estudo interdisciplinarpt_BR
dc.title.alternativeThe solid waste theme and the sesi school program for the world of work: a proposed interdisciplinary study situationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Auth, Milton Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8703276139561729pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Viviani Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9829786425442334pt_BR
dc.contributor.referee2Gauche, Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360277789257857pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1970067366756382pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA falta de significação do conhecimento, de interação com os alunos e os demais colegas de profissão, aliada à exagerada reprodução de conteúdo, acaba limitando o processo de ensino-aprendizagem e a exploração de temas relevantes no contexto escolar. Com o intuito de favorecer o desenvolvimento mais pleno do aluno, com participação ativa, com visão crítica, e envolto em processo interativo e contextualizado, conta-se com a elaboração e o desenvolvimento de uma Situação de Estudo, de forma interdisciplinar, a partir da temática Resíduos Sólidos e das orientações do Programa Escola SESI Para o Mundo do Trabalho. Para tanto, o aporte teórico-metodológico envolve a aprendizagem significativa, a partir da perspectiva sociocultural, o papel das interações sociais na sala de aula, os Três Momentos Pedagógicos, a interdisciplinaridade, a abordagem temática, e a modalidade de ensino Situação de Estudo. A pesquisa é cunho qualitativo, em especial a tipologia de Estudo de Caso. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma turma de Ensino Médio, em uma escola técnica, na cidade de Catalão-GO. Os registros e produções no decorrer do desenvolvimento da Situação de Estudo são a base para a composição dos dados. Para a análise do processo foram elaboradas as categorias: interações sociais, ações interdisciplinares, problematização, tomada de consciência e significação conceitual. Pode-se afirmar que houve melhoria no processo de ensino-aprendizagem quando esse ocorreu por meio das interações sociais (aluno-aluno e aluno-professor) e o enfrentamento sistemático do paradigma do ensino fragmentado e linear tendo como base ações interdisciplinares e dinâmicas para a orientação do currículo das diversas áreas do conhecimento, instigando o aluno na abordagem dos conhecimentos escolares, proporcionando desenvolvimento cognitivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration125pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.535pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ATemáticaResíduosSólidos.pdf3.15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.