Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21378
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: A influência do catolicismo na educação de Porteirinha/MG (1937-1962)
Alternate title (s): The influence of the catholicism in education of Porteirinha/MG (1937-1962)
Author: Silva, Wilney Fernando
First Advisor: Quillici Neto, Armindo
First member of the Committee: Peixoto Filho, José Pereira
Second member of the Committee: Sanfelice, José Luís
Third member of the Committee: Araújo, José Carlos Souza
Fourth member of the Committee: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Summary: Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação e tem como objetivo geral investigar a influência da Igreja Católica na educação em Porteirinha/MG, no período de 1937 a 1962. Sem perder de vista como a concepção de Igreja Sociedade Perfeita chegou e foi disseminada no norte de Minas Gerais e em Porteirinha, analisaremos a influência da Igreja junto à imprensa, à família e à política, importantes espaços nos quais se processa a educação informal. Para compreender a influência da Igreja na educação formal, elegemos como locus do estudo o Grupo Escolar João Alcântara, principal instituição educacional de Porteirinha. O recorte temporal engloba o período entre 1937, quando esse Grupo Escolar foi instalado, a 1962, em que se iniciou o Concílio Vaticano II e, consequentemente, o rompimento com a concepção Sociedade Perfeita. O recorte também coincide com o período de maior atuação do padre Julião Arroyo Gallo, figura central na pesquisa, à frente da Paróquia São Joaquim de Porteirinha. A tese defendida no trabalho é a de que o movimento de Romanização no norte de Minas Gerais, no período estudado, promoveu a disseminação da concepção de Igreja Sociedade Perfeita. Esta visão tridentina estimulou, mediante várias estratégias, a ampliação da influência da Igreja Católica na educação em Porteirinha. Deste modo, além de influenciar o espaço público de educação formal, o Catolicismo alcançou o domínio sobre a família, sobre a imprensa e sobre os grupos de poder local. Como método de investigação, propomos a pesquisa bibliográfica, realizada em livros, artigos de revistas científicas, dissertações e teses; e a pesquisa documental, que inclui a consulta e análise de diversos jornais locais e regionais, livros de atas de reuniões das professoras, boletins escolares, livros tombo de algumas paróquias do norte de Minas Gerais, álbum de fotografias, livros de atas das reuniões das associações religiosas da cidade de Porteirinha, documentos oficiais do Estado, como os livros de leis e decretos da Prefeitura de Porteirinha, bem como constituições, leis e decretos de Minas Gerais e do Governo Federal; os documentos da Igreja Católica como encíclicas e cartas pastorais fecham o corpus documental da pesquisa. Como conclusão, constatamos que a disseminação da concepção de Igreja Sociedade Perfeita, em Porteirinha, mediante o movimento de Romanização, aconteceu de forma mais efetiva a partir da criação da Paróquia São Joaquim, em 1941, e da chegada do padre Julião, que contribuiu para o desenvolvimento dos aspectos materiais e espirituais da nova paróquia. A fim de manter sua influência no campo político, a Igreja selou importantes pactos de colaboração com os donos do poder, arregimentou pessoas da sociedade em suas associações religiosas e utilizou a imprensa para influenciar comportamentos e condutas mediante a circulação de jornais, folhetins, livros etc. que disseminavam a doutrina católica e a moralização dos costumes. Essas ações fortaleceram o poder da Igreja sobre a família, sobre os espaços de escolarização e sobre a prática corporal. O Grupo Escolar valorizava e idealizava a dimensão moralizadora do ensino e da ênfase no Catolicismo na sociedade. Concluímos que a formação das crianças tinha como o eixo norteador os ensinamentos da Igreja Católica, e mesmo dentro do espaço público, era indispensável que o ensino e a organização da escola, como corpo docente e discente, programas, planejamento, calendário e projetos, fossem regidos pelo conservadorismo, sob a vigilância e bênçãos da Igreja Católica.
Abstract: This research is linked to the History and Historiography of Education research line of the Graduate Program in Education and has as general objective to investigate the influence of the Catholic Church in education in Porteirinha/MG, from 1937 to 1962. Without losing sight of as the conception of the Perfect Society Church came and was disseminated in the north of Minas Gerais and Porteirinha, we will analyze the influence of the Church with the press, the family and politics, important spaces in which informal education takes place. In order to understand the influence of the Church in formal education, we chose the João Alcantara School Group, the main educational institution of Porteirinha, as the locus of the study. The temporal clipping includes the period between 1937, when this School Group was installed, in 1962, when the Second Vatican Council and, consequently, the break with the Perfect Society conception. The cut also coincides with the period of greater performance of Father Julião Arroyo Gallo, central figure in the research, ahead of the Parish São Joaquim de Porteirinha. The thesis defended in the work is that the Romanization movement in the north of Minas Gerais, during the studied period, promoted the dissemination of the concept of Church Perfect Society. This Tridentine vision stimulated, through various strategies, the expansion of the influence of the Catholic Church in education in Porteirinha. Thus, in addition to influencing the public space of formal education, Catholicism has achieved dominion over the family, the press, and local power groups. As a research method, we propose bibliographical research, carried out in books, articles in scientific journals, dissertations and theses; and documentary research, which includes the consultation and analysis of several local and regional newspapers, books of minutes of the teachers meetings, school bulletins, fall books of some parishes in the north of Minas Gerais, photo albums, minutes of the meetings of the religious associations of the city of Porteirinha, official documents of the State, such as the books of laws and decrees of the Municipality of Porteirinha, as well as constitutions, laws and decrees of Minas Gerais and the Federal Government; the documents of the Catholic Church as encyclicals and pastoral letters close the documentary corpus of the research. As a conclusion, we find that the dissemination of the concept of the Perfect Society Church in Porteirinha through the Romanization movement took place more effectively after the creation of the São Joaquim Parish in 1941 and the arrival of Father Julião, who contributed to the development of the material and spiritual aspects of the new parish. In order to maintain its influence in the political field, the Church sealed important covenants with those in power, brought together people from society in their religious associations, and used the press to influence behavior and conduct through the circulation of newspapers, serials, books, etc. which spread Catholic doctrine and moralizing customs. These actions strengthened the Church's power over family, schooling, and bodily practice. The School Group valued and idealized the moralizing dimension of teaching and the emphasis on Catholicism in society. We concluded that the formation of the children had as its guiding principle the teachings of the Catholic Church, and even within the public space, it was indispensable that the teaching and organization of the school, as faculty and students, programs, planning, calendar and projects, be governed by conservatism, under the watchfulness and blessings of the Catholic Church.
Keywords: Igreja Católica
Influência da Igreja no ensino
Grupo Escolar
Porteirinha/MG
Catholic Church
Church influence in teaching
School Group
Grupo escolar de Porteirinha (MG) - História - 1937-1962
Educação
Igreja Católica
Igreja Católica - Educação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SILVA, Wilney Fernando. A influência do Catolicismo na educação de Porteirinha/MG (1937-1962). 2018. 337f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.305
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.305
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21378
Date of defense: 9-Mar-2018
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InfluenciaCatolicismoEducacao.pdf7.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.