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dc.creatorCosta, Guilherme Ramalho-
dc.date.accessioned2018-05-17T19:40:11Z-
dc.date.available2018-05-17T19:40:11Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.citationCOSTA, Guilherme Ramalho. Desenvolvimento de um jogo sério para a reabilitação da marcha humana. 2018. 130f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21374-
dc.description.abstractThe purpose of this study is the development of a serious electronic game for human gait rehabilitation to complement traditional physiotherapy in post-stroke patients to help them to recover from the deficient gait. The development was made using the Microsoft Kinect, the game engine Unity 3D and a treadmill to build a serious game with needed parameters to a gait rehabilitation for these patients. Increased motivation in patients causes them to stay longer and to better perform rehabilitation protocols, since serious game can help in the visual response and feedback of treatment. Thus, it has been observed that the use of serious games can be a tool that will bring a positive result in the process of rehabilitation of gait in post-stroke patients.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGait rehabilitationpt_BR
dc.subjectSerious gamespt_BR
dc.subjectPhysiotherapypt_BR
dc.subjectStroke rehabilitationpt_BR
dc.subjectReabilitação da marchapt_BR
dc.subjectJogos sériospt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectReabilitação pós-AVEpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um jogo sério para a reabilitação da marcha humanapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Rogério Sales-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9474579551520236pt_BR
dc.contributor.referee1Franco, Vera Lúcia D. S.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193834575917297pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Cleudmar Amaral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3646626733210591pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6078586787253684pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um jogo eletrônico sério para reabilitação com o intuito de complementar a fisioterapia tradicional em pacientes pós-AVE ajudando-os a recuperarem-se da deficiência da marcha. O desenvolvimento foi feito utilizando o Microsoft Kinect, o motor de jogos Unity 3D e uma esteira ergométrica para criar um jogo sério com os parâmetros necessários para a reabilitação de marcha para estes pacientes. O aumento da motivação em pacientes faz com que estes permaneçam por mais tempo e que realizem melhor os protocolos de reabilitação, uma vez que o jogo auxilia na resposta visual e feedback do tratamento. Assim, tem-se que a utilização dos jogos sérios pode ser uma ferramenta que trará um resultado positivo no processo de reabilitação da marcha em pacientes pós-AVE.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecatrônicapt_BR
dc.sizeorduration130pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ENGENHARIA MECATRONICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecatrônica

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