Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21319
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rezende, Danielle Martins | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-11T14:04:06Z | - |
dc.date.available | 2018-05-11T14:04:06Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-08 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Danielle Martins. A morfologia do trabalho do professor de ciências no contexto de uma escola democrática. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.224 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21319 | - |
dc.description.abstract | This study deals with an investigation into Master's level at the Graduate Program in Education of the Federal University of Uberlândia. Aimed to describe and analyze the structure of the science teacher's work and its impact on knowledge and political and pedagogical practices in the context of the Municipal Elementary School Judge Amorim Lima, located in the city of São Paulo. The survey field school is organized from the perspective of democratic management and curriculum based on the collective construction of knowledge, as advocated by the Brazilian legislation and the school of experience Bridge (Portugal). To develop this research, we used the participant observation techniques, literature and semi-structured interviews to teachers of the institution sciences. Through the data from reality categories were extracted: "Work", "Precarious work," "Wage Labour", "Education Policy and Ideology", "Legal Framework Bourgeois of Education" and "Reality", analyzed based on dialetc method hermeneutic. The characterization of the morphology of the science teachers working in the democratic context reveals the limits and possibilities of a new configuration of the teaching practice. The reorganization guided by openness of the management provided a different conformation in the work of science teachers, which is no longer limited to the timely subject of a fragmented time and has the support of colleagues from other areas in the collective spaces of study. The dissipation of the difficulties with the collaboration of the whole school community and the fact that they put as a mediator of the teaching-learning processes allows for greater expansion and autonomy of action of these teachers within the school, but this relative autonomy, regulated by social control parameters workers as the state's evaluation mechanisms further shape and limit teaching. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Professores de ciência | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | Morfologia do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Democratic management | pt_BR |
dc.subject | Labor Morphology | pt_BR |
dc.subject | Science Teachers | pt_BR |
dc.title | A morfologia do trabalho do professor de ciências no contexto de uma escola democrática | pt_BR |
dc.title.alternative | The morphology of the work of the science teacher in the context of a democratic school | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Daniela Franco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790374U6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4504209D9 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Palafox, Gabriel Humberto Muñoz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767727Y1 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4663077U2 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo trata-se de uma investigação em nível de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Na condição de estudante do curso de Licenciatura e professora de escola pública, foi possível verificar uma série de conflitos, contradições e insatisfações que, além de interferir na gestão, na dinâmica e, inclusive, na visão e interesse dos alunos a respeito da escola, contribuíam de certa forma para provocar um ambiente de desmotivação entre professores e os demais servidores, daí o interesse em conhecer e analisar experiências de gestão escolar consideradas bem sucedidas tendo em vista compreender e contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e das práticas docentes em todos os sentidos. Daí que o objetivo da presente pesquisa foi descrever e analisar a estruturação do trabalho do professor de Ciências e seus impacto nos saberes e práticas político-pedagógicas no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, localizada na cidade de São Paulo devido ao fato de que esta unidade escolar realiza suas atividades por meio da efetivação de uma proposta organizada na perspectiva da gestão democrática do currículo e na construção coletiva do conhecimento, tal como preconizado pela legislação brasileira e pela experiência da escola da Ponte (Portugal). Para desenvolver esta pesquisa foram utilizadas as técnicas de observação participante, pesquisa bibliográfica e de entrevista estruturada aos professores de ciências da instituição. Através dos dados da realidade foram extraídas as categorias: “Trabalho”, “Trabalho precarizado”, “Trabalho Assalariado”, “Políticas Educacionais e Ideologia”, “Marco Legal Burguês da Educação” e “Realidade”, analisadas com base no método dialético-hermenêutico. A caracterização da morfologia do trabalho dos professores de Ciências no contexto democrático revela os limites e possibilidades de uma nova configuração da prática pedagógica. A reorganização pautada em maior abertura da gestão propiciou uma diferente conformação no trabalho dos professores de Ciências, que não mais se limita à disciplina pontual de um horário fragmentado e conta com a colaboração de colegas das demais áreas nos espaços coletivos de estudo. A dissipação das dificuldades com a colaboração de toda a comunidade escolar e o fato de se colocar como mediador dos processos de ensinoaprendizagem possibilita maior ampliação e autonomia de atuação desses professores dentro da escola, contudo esta autonomia ainda relativa, regulada, por exemplo, através de parâmetros de controle social dos trabalhadores como os mecanismos de avaliação do Estado, ainda moldam e limitam a prática docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 102 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.224 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81753301 | - |
dc.crossref.doibatchid | 51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MorfologiaTrabalhoProfessor.pdf | Dissertação | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.