Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21292
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O Orfanato Santo Eduardo e a assistência às crianças pobres em Uberaba – MG (1920 – 1964) |
Título(s) alternativo(s): | The Santo Eduardo Orphanage and the assistance to poor children in Uberaba - MG (1920 - 1964) El Orfanato Santo Eduardo y la asistencia a los niños pobres en Uberaba - MG (1920 - 1964) |
Autor(es): | Souza, Marilsa Aparecida Alberto Assis |
Primeiro orientador: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
Primeiro membro da banca: | Silva, Elizabeth Farias da |
Segundo membro da banca: | Sá, Elizabeth Figueiredo de |
Terceiro membro da banca: | Araújo, José Carlos Souza |
Quarto membro da banca: | Campos, Raquel Discini de |
Resumo: | A presente tese é resultante de uma pesquisa em Educação, linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, que teve como um de seus objetivos principais saber como o poder público, as entidades religiosas e a sociedade de Uberaba (MG) lidaram com a situação das crianças pobres, algumas órfãs e abandonadas, que perambulavam pelas ruas da cidade, seja vadiando, mendigando, delinquindo ou, simplesmente, brincando e praticando travessuras. A pesquisa também teve como objetivo investigar a gênese e a trajetória das instituições criadas para dar assistência a essas crianças, com destaque para o Orfanato Santo Eduardo, criado em 1920 e existente ainda nos dias atuais. O recorte temporal estabelecido compreende o período de 1920, ano de instalação do Orfanato, a 1964, quando a política de assistência à infância no Brasil adquire novos desdobramentos com a criação da Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor. A metodologia utilizada estabeleceu a dialética entre o contexto local às dimensões estadual e nacional, com o intuito de compreender como os discursos circulantes, as legislações e as políticas assistenciais nacionais de atendimento à infância reverberaram na cidade de Uberaba, influenciando no tratamento dispensado às crianças pela sociedade local. Para tanto, foram utilizadas diversas fontes de pesquisa como os jornais, mensagens dos presidentes das províncias, legislações, registros iconográficos, termos de guarda e tutela, históricos das instituições, livros de matrículas, dentre outros. A hipótese de que as ações de caridade e filantropia da sociedade e das entidades religiosas uberabenses voltadas para a infância não tinham, como preocupação central, a mudança da situação de vida daqueles sujeitos, foi confirmada por meio da análise das fontes, que indicaram que tais ações eram revestidas de uma perspectiva utilitarista e higienista. Em relação às instituições religiosas, qualquer que fosse o credo professado, a abertura de uma nova instituição assistencial era uma forma dessa religião legitimar-se e demonstrar seu poder frente à sociedade. Quanto às instituições, os estudos apontaram que elas foram mecanismos que permitiram o isolamento das crianças e jovens, cuja pedagogia, voltada para a regeneração moral, tinha como foco a preparação pelo trabalho e para o trabalho. Ao mesmo tempo, essas instituições foram, para muitos de seus usuários, um refúgio acolhedor, onde puderam receber cuidados que não teriam se estivessem pelas ruas ou com suas famílias, além de terem tido a oportunidade de acesso ao ensino elementar. |
Abstract: | The present thesis is a result of a research in Education, line of research History and Historiography of Education, which was aimed at, as one of its main objectives, knowing how the public power, the religious entities and Uberaba society (MG) has dealt with the situation of poor children, some orphans and the abandoned, who would roamed around the streets of the city, whether loitering, begging or simply playing and practicing mischievous activities. The research was also aimed to investigate the genesis and the pathway of the institutions created to assist these children, especially Santo Eduardo Orphanage, created in 1920, still existing today. The time range established encompasses the 1920’s, from the year of its installation to 1964, when the policy of child assistance in Brazil acquires new unfoldings with the creation of Juvenile Welfare National Foundation - Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor. The methodology employed established the dialectics among local context and national and state dimensions as to understand how the circulating speeches, legislations and national assistance policies for childhood care reverberated in the city of Uberaba, influencing the treatment offered to the children by local society. For that, several sources of research were used, such as newspapers, messages from the provincial presidents, legislations, iconographical records, guardianship and custody orders, institutions’ background, enrollment book, among others. The hypothesis that the charity and philanthropic actions of the society and religious entities of Uberaba driven to childhood did not have as the main concern life situation change of those individuals has been confirmed by the analysis of the sources that indicated that such actions were covered with a utilitarian and hygienist perspective. Regarding the religious institutions, whatever the belief professed, the opening of a new assistance institution was a way of such religion to gain legitimacy and demonstrate its power to society. As to institutions, the studies pointed out that they were mechanisms that allowed children’s and youngster’s isolation, whose pedagogy, oriented to moral regeneration, had as focus the preparation by work and for work. At the same time, these institutions were, for many of their users, a supportive refuge, where they could receive care that they would not have had if they were in the streets or with their families, besides having had the opportunity of accessing elementary education. La presente tesis es resultado de una pesquisa en Educación, línea de investigación Historia e Historiografía de la Educación, que tuve como uno de sus objetivos principales saber cómo el poder público, las entidades religiosas y la sociedad de Uberaba (MG) lidiaron con la situación de los niños pobres, algunos huérfanos y abandonados, que deambulaban pelas calles de la ciudad, sea vagando, mendigando, delinquiendo o, simplemente, jugando y haciendo travesuras. La pesquisa tuve también como objetivo investigar la génesis y la trayectoria de las instituciones creadas para dar asistencia a eses niños, con el destaque para el Orfanato Santo Eduardo, creado en 1920 y que aún existe en los días actuales. El recorte temporal establecido comprende el período de 1920, año de instalación del orfanato, hasta 1964, cuando la política de asistencia a la infancia en Brasil adquiere nuevos desdoblamientos con la creación de la Fundación Nacional del Bienestar del Menor. La metodología utilizada estableció la dialéctica entre el contexto local a las dimensiones estadual y nacional, con el intuito de comprender como los discursos circulantes, las legislaciones y las políticas asistenciales nacionales de atendimiento a la infancia reflejaron en la ciudad de Uberaba, influenciando en el tratamiento dispensado a los niños por la sociedad local. Para tanto, fueron utilizadas diversas fuentes de pesquisa cono los periódicos, mensajes de los presidentes de las provincias, legislaciones, registros iconográficos, termos de guarda y tutela, históricos de las instituciones, libros de matrículas, entre otros. La hipótesis de que las acciones de caridad y filantropía de la sociedad y de las entidades religiosas de la ciudad de Uberaba, vueltas para la infancia, no tenían como preocupación central, el cambio de la situación de vida de aquellos sujetos, fue confirmada por medio de la análisis de las fuentes, que indicaron que estas acciones eran revestidas de una perspectiva utilitarista e higienista. En relación a las instituciones religiosas, cualquier que fuera el credo profesado, la abertura de una nueva institución asistencial era una forma de esa religión legitimarse y demonstrar su poder frente a la sociedad. Cuanto a las instituciones, los estudios apuntaron que ellas fueran mecanismos que permitieron el aislamiento de los niños y jóvenes, cuya pedagogía vuelta para la regeneración moral, tenía como foco la preparación por el trabajo y para el trabajo. Al mismo tiempo, esas instituciones fueran, para muchos de sus usuarios, un refugio acogedor, dónde recibieron cuidados que no tenían se estuviesen por las calles o con sus familias, además de eso, hubieran tenido la oportunidad de acceso a la enseñanza elementar. |
Palavras-chave: | Instituições educativo-assistenciais Orfanato Pobreza Educação Práticas caritativas e filantrópicas Crianças Infância Assistência em instituições Uberaba (MG) Organização não-governamentais Educational-care Institutions Childhood Poverty Orphanage Philanthropic and charity practices Instituciones educativo-asistenciales Practicas caritativas y filantrópicas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | SOUZA, Marilsa Aparecida Alberto Assis. O Orfanato Santo Eduardo e a assistência às crianças pobres em Uberaba - MG (1920-1964). 2018. 396 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.301 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21292 |
Data de defesa: | 16-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OrfanatoSantoEduardo.pdf | 15.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.