Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21256
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9454-1470
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2020-04-26
Título: Influência da Cardiopatia Congênita no Desenvolvimento Neuropsicomotor de Lactentes
Título(s) alternativo(s): Influence of Congenital Heart Disease in the Neuropsychomotor Development of Infants
Autor(es): Nascimento, Lizanda Caroline Santana
Araújo, Lúcio Borges de
Paula, Ítalo Ribeiro
Oliveira, Janaína Carla Silva
Ferreira, Márcia Berbert
Batista, Ana Carolina Ferreira
Primeiro orientador: Azevedo, Vivian Mara Gonçalves de Oliveira
Primeiro membro da banca: Dionísio, Jadiane
Segundo membro da banca: Moura, Magda Regina Silva
Terceiro membro da banca: Abreu, Lilian Rodrigues de
Resumo: Fundamento: Existem poucos relatos na literatura que compararam os tipos de cardiopatia congênita (cianótica ou acianótica) com o desenvolvimento neuropsicomotor, especialmente relacionados, além dos aspectos motores e de linguagem, aos aspectos social-emocional e componente adaptativo. Objetivo: Avaliar a influência dos tipos de cardiopatia congênita no desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes. Métodos: Trata-se de um estudo observacional com avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor feita pela Bayley Scales of Infant and Toddler Development – BSID-III. Condições clínicas, maternas e neonatais foram verificadas no relatório de alta médica e na caderneta da criança, e a condição socioeconômica das famílias pelo Critério da Classificação Econômica Brasil (ABEP). Para a associação entre as variáveis quantitativas e qualitativas com o desenvolvimento neuropsicomotor foram utilizados o coeficiente de correlação de Spearman e o teste de razão de verossimilhança. Considerou-se 5% como nível de significância. Resultados: Foram avaliados 18 lactentes, sendo que 5 eram do sexo masculino. A maioria das mães (47,1%) possuía ensino médio completo ou superior incompleto, com média da idade de 27,2 ±5,5 anos. Houve correlação estatisticamente significativamente das escalas do BSID-III com as variáveis analisadas: escala motora com o peso, uso de oxigenoterapia, classes econômicas da ABEP e classificação de cardiopatia; escala cognitiva com tipo de cardiopatia (cianótico e acianótica) e linguagem com classificação de cardiopatia. Conclusão: a cardiopatia congênita influencia no atraso do desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes, com destaque para o aspecto motor. O neurodesenvolvimento sofre interferência dos tipos de cardiopatia, fatores maternos e neonatais. O reconhecimento e tratamento precoces proporcionam maiores chances de desenvolvimento adequado.
Palavras-chave: Cardiopatias Congênitas
Heart defects,
Desenvolvimento infantil
Lactente
Congenital
Child development
Infant
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: Paula, Ítalo Ribeiro. Influência da Cardiopatia Congênita no Desenvolvimento Neuropsicomotor de Lactentes. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Residência do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde Multiprofissional. Universidade Federal de Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21256
Data de defesa: 20-Abr-2018
Aparece nas coleções:TCR - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InfluênciaCardiopatiaCongênita.pdf863.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.