Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21215
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Andréa Aparecida-
dc.date.accessioned2018-04-20T20:14:53Z-
dc.date.available2018-04-20T20:14:53Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.citationROCHA, Andréa Aparecida. Apontamentos sobre a tragédia moderna nas peças Death of a salesman [A morte do caixeiro viajante] e A Moratória de Jorge Andrade. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21215-
dc.description.abstractBasead on the form of modern tragedy, the present research is devoted to analyzing the plays of Death of Salesman (1949), the american playwright Arthur Miller (1915 - 2005), and A Moratória (1955) by brazilian playwright Jorge Andrade (1922 – 1984), relying on the form of modern tragedy, and based on both texts, that is, on theatrical texts and their respective dramatic reflective content. These dramas demonstrate that both Miller and Andrade shared the same concern, proposing conflicts based on historical crises, in order to highlight the struggle of the common man against society, through the daily lives of two patriarchs and their families, who are displaced with the social and economic expansion of the mid-twentieth century. To understand these and other issues and how they are inserted dramaturgically, this study is organized as follows: the first chapter contextualizes historically the tragedy to its modern condition, after the influence of the drama and its crisis, with the purpose of arriving at the discussion about the tragedy and its liberal condition acquired in contemporaneity. The second chapter presents the life and work of both playwrights, followed by initial considerations about the plays in question and their respective historical contexts. The third and last chapter, however, compares and analyzes relevant aspects of both texts, such as: father-son conflict, representation of women, protagonists as modern heroes, of the houses as the background of dramatic actions and formal scenic resources that give expressiveness to the concerns and subjective reality experienced by the characters.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectArthur Millerpt_BR
dc.subjectJorge Andradept_BR
dc.subjectCrítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectBrasileira e americanapt_BR
dc.subjectModern Tragedypt_BR
dc.subjectComparative Dramaturgypt_BR
dc.titleApontamentos sobre a tragédia moderna nas peças Death of a Salesman [A morte do caixeiro viajante] de Arthur Miller e A moratória de Jorge Andradept_BR
dc.title.alternativeAspects of modern tragedy in the plays Death of a Salesman of Arthur Miller and A moratória of Jorge Andradept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5284957324688177pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, André Luís-
dc.contributor.referee3Ribeiro, Elzimar Fernanda Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7666074522180570pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa e interpreta as peças Death of salesman [A morte do caixeiro viajante] (1949), do dramaturgo norte-americano Arthur Miller (1915 - 2005), e A Moratória (1955), do dramaturgo brasileiro Jorge Andrade (1922 - 1984), apoiando-se na forma da tragédia moderna, e baseando-se em ambos enredos, isto é, nos textos teatrais e nos seus respectivos conteúdos dramáticos reflexivos. Tais dramas mostram que tanto Miller quanto Andrade dividiram a mesma inquietude, propondo conflitos baseados em crises históricas, com o objetivo de evidenciar a luta do homem comum contra a sociedade, através do cotidiano de dois patriarcas e suas famílias, os quais estão deslocados com o desenvolvimento social e econômico de meados do século XX. Para entender esses e outros conflitos e como estão inseridos dramaturgicamente, este estudo está organizado da seguinte forma: o primeiro capítulo contextualiza historicamente a tragédia até sua condição moderna, após a influência do drama e de sua crise, com o propósito de se chegar à discussão sobre a tragédia e sua condição liberal adquirida na contemporaneidade. O segundo capítulo, apresenta a vida e a obra de ambos os dramaturgos, seguida das considerações iniciais acerca das peças em questão e de seus respectivos conteúdos históricos. E o terceiro capítulo, compara e analisa os aspectos relevantes de ambos os enredos, tais como: o conflito entre pais e filhos, a representação das mulheres, dos protagonistas como heróis modernos, das casas como plano de fundo das ações dramáticas e dos recursos formais cênicos que ajudam a dar expressividade às inquietações e à realidade subjetiva vivida pelos personagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration102pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.250pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ApontamentosTragediaModerna.pdf940.3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.