Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21198
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aspectos sociodemográficos, estilo de vida e hábitos alimentares dos idosos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família em Ituiutaba-MG
Autor(es): Melo, Janyne Vilarinho
Primeiro orientador: Calábria, Luciana Karen
Primeiro coorientador: Rezende, Alexandre Azenha Alves de
Primeiro membro da banca: Rezende, Carlos Henrique Alves de
Segundo membro da banca: Soares, Luana Padua
Resumo: O aumento na expectativa de vida é caracterizado por uma importante mudança demográfica e transição epidemiológica, além de um conjunto de alterações biológicas, sociais e psicológicas. O presente estudo objetivou analisar o perfil socioeconômico, demográfico e a atual situação da saúde dos idosos residentes no município de Ituiutaba-MG. Para isto, 149 idosos atendidos em 11 Unidades Básicas de Saúde da Família, ainda nomeado de Programa Saúde da Família (UBSF), foram entrevistados utilizando questionário semiestruturado. Os resultados revelaram idosos com idade média de 70 anos, sendo maioria do gênero feminino, alfabetizada com até quatro anos de estudo, com renda familiar de 1 a 2 salários e naturalidade de outras cidades que não Ituiutaba-MG. Cerca de 90% dos idosos declararam utilizar medicamentos alopáticos, 47% faziam uso de plantas medicinais e 19,5% de fitoterápicos. Somente 14,7% dos idosos afirmaram fazer combinação destas três modalidades de tratamento. O número de medicamentos alopáticos utilizados pelos idosos entrevistados foi de 2 a 4 (51,7%). Em relação às doenças autorreferidas foram prevalentes as do sistema circulatório (75,8%), destacando-se a hipertensão arterial (72,5%). Ao serem questionados sobre a sua alimentação, 81,9% afirmaram considerá-la saudável, sendo a justificativa relacionada com o tipo do alimento consumido e a variedade. Do total dos entrevistados, 45% dos idosos relataram fazer de 4 a 5 refeições por dia, 44,3% consomem cereais diariamente, embora 95,3% de todos os entrevistados relataram comer arroz e feijão todos os dias. Os alimentos que são utilizados com mais frequência são de origem vegetal e animal (87,2%), 53,7% afirmaram retirar a gordura antes de consumir a carne e houve prevalência do consumo de doces somente de 1 a 2 vezes por semana (68,6%). No preparo dos alimentos, 51,0% dos idosos afirmaram ter reduzido o uso de óleo, sal e açúcar, além disso, 81,9% afirmaram retirar o saleiro da mesa, poucos idosos (25,5%) declararam ingerir 2 ou mais litros de água por dia, e apenas 24,8% leem o rótulo dos alimentos. Com base nos dados obtidos foi possível traçar um diagnóstico dos idosos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família de Ituiutaba-MG, sendo essencial a implementação de políticas públicas e sociais voltadas para esta população a fim de atender os desafios socioeconômicos, comportamentais e educacionais locais, visando a promoção do envelhecimento saudável e ativo.
Palavras-chave: Envelhecimento
Aging
Alimentação saudável
Healthy nutrition
Doenças crônicas
Chronic diseases
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MELO, Janyne Vilarinho. Aspectos sociodemográficos, estilo de vida e hábitos alimentares dos idosos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família em Ituiutaba-MG. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21198
Data de defesa: 24-Mai-2016
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AspectosSociodemográficosEstilo.pdfTCC2.61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.