Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21191
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4881-587X
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Os tons em trânsito de Clara Nunes: samba, carnaval e religião (1966-1984)
Alternate title (s): Tones in Motion of Clara Nunes: samba, carnival and religion (1966-1984)
Author: Pastro, Tamara Claudia Coimbra
First Advisor: Machado, Maria Clara Tomaz
First member of the Committee: Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim
Second member of the Committee: Santos, Tadeu Pereira dos
Summary: Este trabalho tem como objetivo compreender a trajetória da cantora Clara Nunes (1942-1983), seu diálogo e inserção no cenário musical brasileiro. A partir da análise de sua carreira, dividida neste trabalho em quatro momentos, busca-se compreender de que forma ela consegue estabelecer um lugar de destaque resultando em sucesso comercial. A partir da análise de seus discos, observa-se seus trânsitos com cultura afro-brasileira, reafirmando sua identidade cultural e identificando os reflexos desse processo na consolidação de sua carreira no cenário fonográfico brasileiro. Para isso, foram eleitos dois temas que permeiam sua vida artística: o carnaval e a religiosidade. Em uma constante interlocução entre sagrado e profano, cada um ocupa seu lugar dentro de um discurso político e uma prática social. A cantora soube relacionar diferentes caminhos para se tornar um ícone da música popular brasileira. Assim como ela, este trabalho faz uma caminhada plural para compreender seu objeto a partir de suas iniciativas e diferentes possibilidades. Portanto, ressaltamos evidencias documentais fundamentais para nossa análise, tais como os discos de Clara, as entrevistas de jornais, disponíveis nos acervos como a Hemeroteca Digital e também as fontes midiáticas da cantora, como suas clipes musicais e participações em diferentes programas.
Abstract: The present work aims to understand the trajectory of the singer Clara Nunes (1942-1983) and her insertion within the Brazilian music scene. From the analysis of her career in four moments, this work seeks to understand how she can establish a prominent place resulting in commercial success. From the analysis of her records, her transits with Afro-Brazilian culture are observed, reaffirming her cultural identity and identifying the reflexes of this process in the consolidation of her career in the Brazilian phonographic scene. To achieve this, two themes were chosen that permeate her artistic life: carnival and religiosity. In a constant interlocution between sacred and profane each takes its place within a political discourse and a social practice. The singer knew how to relate different ways to become an icon of Brazilian popular music, following her steps, this work makes a plural journey to understand its object based on its initiatives and different possibilities.
Keywords: Clara Nunes
Música Popular Brasileira
Religiosidade
Brazilian Popular Music
Religiosity
História
Música popular brasileira
Nunes, Clara, 1943-1983
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em História
Quote: PASTRO, Tamara Claudia Coimbra. Os tons em trânsito de Clara Nunes: samba, carnaval e religião (1966-1984). 2018. 257f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.200
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21191
Date of defense: 3-Mar-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TonsTransitoClara.pdf16.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.