Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21170
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Antunes, Daiane Stefane Lima | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-17T17:40:37Z | - |
dc.date.available | 2018-04-17T17:40:37Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-22 | - |
dc.identifier.citation | ANTUNES, Daiane Stefane Lima. A violência e as suas variadas formas de expressão : um estudo sociocultural do filme Amarelo Manga (2003, Cláudio Assis) - Uberlândia. 2018. 147f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21170 | - |
dc.description.abstract | This dissertative work employs the work of filmic art at the center of the process of historical analysis, problematizing it in the dimensionality that it provides us as a social and artistic object. Therefore, the problem that permeates this work is the understanding of the Amarelo Manga film as an artistic product of a sociocultural space permeated by its own inclinations, the space and time of the cultural scene of Pernambuco in the twentieth century is the concern of the first chapter of this work, aiming to understand the space of articulation of the filmmaker of the work in question. The second concern is to aesthetically analyze the film, so we support a concept of the cinematographic area that is the process of decupage. In the third chapter we aim to observe the reception of the cinematographic critique of the film in question, since this analysis gives us indications of how such work was seized and absorbed in a time and place. Moreover, in this chapter we walk in the understanding of the social and historical dimensionalities contained in the film narrative, having as axis of observation the apprehension of reality and the latent historicity. To do so, we use a theoretical-methodological contribution that provides us grounding and strength in the notions expressed in the succeeding pages. Having in the way the reflections of Ismail Xavier, Marcel Martin, Noël Burch, Raymond Williams, Karl Marx and other theorists that were raised. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Cinema e História | pt_BR |
dc.subject | Crítica cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | História Social | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Movie Theater | pt_BR |
dc.subject | Film Criticism | pt_BR |
dc.subject | Social History | pt_BR |
dc.subject | Ficção | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Fiction | pt_BR |
dc.subject | Society | pt_BR |
dc.title | A violência e as suas variadas formas de expressão - um estudo sociocultural do filme Amarelo Manga (2003, Cláudio Assis) | pt_BR |
dc.title.alternative | The violence and various forms of expression - a sociocultural study of the film Amarelo Manga (2003, Cláudio Assis) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Duarte, André Luis Bertelli | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8645753480811309 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Talitta Tatiane Freitas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3364257708781878 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4315868P7 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho dissertativo emprega a obra de arte fílmica no centro do processo de análise histórica, problematizando-a na dimensionalidade que ela nos fornece enquanto objeto social e artístico. Logo, a problemática que permeia esse trabalho é a compreensão do filme Amarelo Manga como um produto artístico de um espaço sociocultural permeado de inclinações que lhe são próprias, o lugar espacial e temporal do cenário cultural pernambucano do século XX é a preocupação do primeiro capítulo deste trabalho, tendo por objetivo compreender o espaço de articulação do cineasta da obra em questão. A segunda preocupação é analisar esteticamente o filme, para tanto apoiamos num conceito próprio da área cinematográfica que é o processo de decupagem. No terceiro capítulo objetivamos observar a recepção da crítica cinematográfica do filme em questão, já que tal análise nos fornece indícios de como tal obra foi apreendida e absorvida num tempo e lugar. Além disso, nesse capítulo caminhamos no entendimento das dimensionalidades sociais e históricas contidas na narrativa fílmica, tendo por eixo de observação a apreensão da realidade e da historicidade que lhe é latente. Para tanto, utilizamos um aporte teórico-metodológico que nos fornece embasamento e contundência nas noções expressas nas páginas que se sucedem. Tendo por caminho as reflexões de Ismail Xavier, Marcel Martin, Noël Burch, Raymond Williams, Karl Marx e demais teóricos que foram suscitados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 147 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.192 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
violência variadas formas.pdf | Dissertação na área de História | 6.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.