Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAntunes, Daiane Stefane Lima-
dc.date.accessioned2018-04-17T17:40:37Z-
dc.date.available2018-04-17T17:40:37Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.citationANTUNES, Daiane Stefane Lima. A violência e as suas variadas formas de expressão : um estudo sociocultural do filme Amarelo Manga (2003, Cláudio Assis) - Uberlândia. 2018. 147f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21170-
dc.description.abstractThis dissertative work employs the work of filmic art at the center of the process of historical analysis, problematizing it in the dimensionality that it provides us as a social and artistic object. Therefore, the problem that permeates this work is the understanding of the Amarelo Manga film as an artistic product of a sociocultural space permeated by its own inclinations, the space and time of the cultural scene of Pernambuco in the twentieth century is the concern of the first chapter of this work, aiming to understand the space of articulation of the filmmaker of the work in question. The second concern is to aesthetically analyze the film, so we support a concept of the cinematographic area that is the process of decupage. In the third chapter we aim to observe the reception of the cinematographic critique of the film in question, since this analysis gives us indications of how such work was seized and absorbed in a time and place. Moreover, in this chapter we walk in the understanding of the social and historical dimensionalities contained in the film narrative, having as axis of observation the apprehension of reality and the latent historicity. To do so, we use a theoretical-methodological contribution that provides us grounding and strength in the notions expressed in the succeeding pages. Having in the way the reflections of Ismail Xavier, Marcel Martin, Noël Burch, Raymond Williams, Karl Marx and other theorists that were raised.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCinema e Históriapt_BR
dc.subjectCrítica cinematográficapt_BR
dc.subjectHistória Socialpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectMovie Theaterpt_BR
dc.subjectFilm Criticismpt_BR
dc.subjectSocial Historypt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectFictionpt_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.titleA violência e as suas variadas formas de expressão - um estudo sociocultural do filme Amarelo Manga (2003, Cláudio Assis)pt_BR
dc.title.alternativeThe violence and various forms of expression - a sociocultural study of the film Amarelo Manga (2003, Cláudio Assis)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, André Luis Bertelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8645753480811309pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Talitta Tatiane Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3364257708781878pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4315868P7pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho dissertativo emprega a obra de arte fílmica no centro do processo de análise histórica, problematizando-a na dimensionalidade que ela nos fornece enquanto objeto social e artístico. Logo, a problemática que permeia esse trabalho é a compreensão do filme Amarelo Manga como um produto artístico de um espaço sociocultural permeado de inclinações que lhe são próprias, o lugar espacial e temporal do cenário cultural pernambucano do século XX é a preocupação do primeiro capítulo deste trabalho, tendo por objetivo compreender o espaço de articulação do cineasta da obra em questão. A segunda preocupação é analisar esteticamente o filme, para tanto apoiamos num conceito próprio da área cinematográfica que é o processo de decupagem. No terceiro capítulo objetivamos observar a recepção da crítica cinematográfica do filme em questão, já que tal análise nos fornece indícios de como tal obra foi apreendida e absorvida num tempo e lugar. Além disso, nesse capítulo caminhamos no entendimento das dimensionalidades sociais e históricas contidas na narrativa fílmica, tendo por eixo de observação a apreensão da realidade e da historicidade que lhe é latente. Para tanto, utilizamos um aporte teórico-metodológico que nos fornece embasamento e contundência nas noções expressas nas páginas que se sucedem. Tendo por caminho as reflexões de Ismail Xavier, Marcel Martin, Noël Burch, Raymond Williams, Karl Marx e demais teóricos que foram suscitados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration147pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.192pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
violência variadas formas.pdfDissertação na área de História6.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.