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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Espiritualidade dos estudantes e residentes de Medicina: associações com empatia e atitude na relação médico-paciente
Alternate title (s): Spirituality of students and residents of Medicine: associations with empathy and attitude in the doctor-patient relationship
Author: Lacombe, Julianni Bernadelli
First Advisor: Morales, Nívea de Macedo Oliveira
First member of the Committee: Luccheti, Giancarlo
Second member of the Committee: Ribeiro, Alessandra Carla de Almeida
Summary: Introdução: Na atualidade, tem-se considerado relevante e oportuno estudar os fatores que contribuem para a melhoria das relações interpessoais no contexto da assistência ao paciente e da educação médica. Compreender os preditores em relação à empatia e à atitude do estudante e do jovem médico é tema em destaque na formação dos profissionais de saúde e em seu desempenho acadêmico e profissional. A espiritualidade tem sido apontada como tema importante tanto pelos pacientes como pelos estudantes de Medicina, porém ainda é pouco abordada nas escolas médicas. Objetivo: Verificar a associação entre o bem-estar relacionado à espiritualidade e crenças pessoais do estudante e residente de Medicina com a empatia e a atitude na relação médico-paciente. Materiais e métodos: Estudo observacional, transversal, de abordagem quantitativa. O instrumento WHOQOL – Espiritualidade, Religiosidade e Crenças pessoais, a Escala Jefferson de Empatia e a Escala de Orientação Médico-Paciente foram autoaplicados a 64 estudantes dos últimos anos do curso de Medicina e 50 residentes. Foram realizadas a estatística descritiva, a correlação de Spearman e a regressão linear stepwise para análise dos dados. O nível de significância foi de p<0,05. O alpha Cronbach foi utilizado para verificar a consistência interna dos instrumentos. Resultados: Foram encontradas correlações moderadas com r > 0,3 e p <0,05: Tomada de Perspectiva: Conexão com ser espiritual ou força espiritual (r = 0,309; p < 0,01), Admiração (r = 0,306; p < 0,01), Totalidade e Integração (r = 0,342; p < 0,01), Força Espiritual (r = 0,309; p < 0,01) e Escore Global WHOQOL-SRPB (r = 0,394; p < 0,01); Escore Final JSE : Integração (r = 0,337; p < 0,01), Paz Interior (r = 0,325; p < 0,01) e Escore Global WHOQOLSRPB (r = 0,352; p < 0,01); Compartilhar: Integração (r = 0,334; p < 0,01); Cuidar: Escore Global WHOQOL-SRPB (r = 0,312; p < 0,01); Escore PPOS Total: Sentido da Vida (r = 0,323; p < 0,01), Admiração (r = 0,336; p < 0,01), Integração (r = 0,364; p < 0,01), Paz Interior (r = 0,315; p < 0,01) e Escore Global WHOQOL-SRPB (r = 0,358; p < 0,01). O escore final do WHOQOL-SRPB apresentou efeito sobre o escore global de empatia (R2=0,12; p<0,01; β=0,35; VIF=1,00). A faceta Sentido da Vida apresentou efeito sobre o escore global da atitude centrada no paciente (R2=0,14; p<0,01; β=0,38; VIF=1,00). Conclusão: Espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais foram associadas à atitude centrada no paciente e à empatia dos internos e residentes de Medicina. Em geral, o bem-estar relacionado à espiritualidade foi preditor da empatia, e o Sentido da Vida foi preditor da atitude centrada no paciente. Esses resultados implicam na necessidade de considerar-se o bem-estar relacionado à espiritualidade na formação dos estudantes e residentes para uma melhor qualidade da relação médico-paciente.
Abstract: Background: Studying the factors that improve interpersonal relationships in patient care and medical education has been considered relevant and necessary. Understanding what predicts empathy among students and medical residents attitudes is a relevant issue in the education of health professionals. Although patients and medical students have pointed spirituality as an important issue, it is not frequently addressed in medical schools. Objective: To verify the association between students’ and medical residents’ well-being related to spirituality, religiousness and personal beliefs and students’ and medical residents’ empathy and attitudes in the physicianpatient relation. Methods: Cross-sectional, observational study with a total of 64 students and 50 residents. Participants answered to the following self-administered instruments: WHOQOL-Spirituality, Religiousness and Personal Beliefs, Jefferson Scale of Empathy, and Patient-Practitioner Orientation Scale. Descriptive statistics, Spearman correlation and stepwise linear regressions were used to analyze data. The level of significance was p <0.05. The Cronbach alpha was used to verify the internal consistency of the instruments. Results: Moderated correlations with r > 0.3 p < 0.05 were found: Perspective-taking: Spiritual Connection (r = 0.309; p < 0,01), Experiences of Awe and Wonder (r = 0.306; p < 0.01), Wholeness and Integration (r = 0.342; p < 0.01), Spiritual Strength (r = 0.309; p < 0.01) and WHOQOL-SRPB global score (r = 0.394; p < 0.01); Final JSE score: Wholeness and Integration (r = 0.337; p < 0.01), Inner Peace (r = 0.325; p < 0.01) and WHOQOL-SRPB global score (r = 0.352; p < 0.01); Sharing: Wholeness and Integration (r = 0.334; p < 0.01); Caring: WHOQOLSRPB global score (r = 0.312; p < 0.01); PPOS Total score: Meaning and Purpose in Life (r = 0.323; p < 0.01), Experiences of Awe and Wonder (r = 0.336; p < 0.01), Wholeness and Integration (r = 0.364; p < 0.01), Inner Peace (r = 0.315; p < 0.01) e WHOQOL-SRPB global score (r = 0.358; p < 0.01). WHOQOL-SRPB final score affected the global score of empathy (R2=0.12; p<0.01; β=0.35; VIF=1.00). The facet Meaning and Purpose in Life affected the global score of the patient-centered attitude (R2=0.14; p <0.01; β=0.38; VIF=1.00). Conclusions: Spirituality, religiousness and personal beliefs are associated with medical students’ and residents’ empathy and patient-centered attitudes. Well-being related to spirituality was a predictor of empathy, and Meaning and Purpose in Life predicted patient-centered attitudes. These results imply the need to consider well-being related to spirituality in medical education for a better physician-patient relation.
Keywords: Ciências médicas
Relação médico-paciente
Educação médica
Espiritualidade
Empatia
Educação médica
Estudantes de Medicina
Spirituality
Empathy
Medical Education
Medical Students
Physicianpatient relation.
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde
Quote: LACOMBE, Julianni Bernadelli. Espiritualidade dos estudantes e residentes de medicina: associações com empatia e atitude na relação médico-paciente. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.483
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.483
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21164
Date of defense: 18-Aug-2017
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