Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21159
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Inventoras de trilhas: História e Memórias das professoras das escolas rurais do município de Uberlândia-MG (1950 a 1980)
Alternate title (s): Inventors of pathways: History and memories of the teachers of the rural schools of the municipality of Uberlândia-MG (1950 a 1980)
Author: Assis, Danielle Angélica de
First Advisor: Lima, Sandra Cristina Fagundes de
Second member of the Committee: Chaloba, Rosa Fátima de Souza
Third member of the Committee: Souza, Sauloéber Tarsio de
Summary: Este estudo, situado no campo da História da Educação, sob a perspectiva da História Cultural, por meio da história e memórias das professoras das escolas rurais do Município de Uberlândia-MG (1950-1980) busca compreender como elas organizaram suas práticas antes e depois da lei 5692/71. A escolha do recorte inicial considerou dois momentos históricos importantes para o objeto: primeiro, entre as décadas de 1950 a 1960, quando o ensino rural era composto predominantemente por professoras leigas; o segundo após a lei 5692/71 que exigiu a formação mínima de 2º grau para as professoras que atuassem até o 4º Ano do 1º grau (antigo primário). O recorte finaliza no ano de 1980, quando tem início no Município o processo de nucleação das escolas rurais e várias transformações ocorrem na (re)organização dessas instituições. Os objetivos propostos foram: analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras das escolas rurais; apreender a relação entre a formação e as práticas docentes; conhecer as condições de trabalho sob as quais atuavam essas profissionais; apreender as representações acerca da profissão construídas pelas próprias professoras e os significados atribuídos por elas sobre a carreira. A fim de alcançar tais objetivos, foram empregadas fontes impressas e orais. Dentre os impressos: cadernos de atividades e de provas, cadernos de planejamentos de aulas, anotações, bilhetes, registros de frequência, registros de matrícula, folhas de promoção das escolas rurais, atas de reuniões escolares, atas do legislativo, jornais, relatório e Plano Municipal de Ensino. As fontes orais foram compostas por entrevistas com seis professoras que atuaram nas escolas rurais. Para análise da documentação, foram as seguintes categorias: Formação docente, Práticas pedagógicas, Condições de Trabalho e Representações. Foi constatado que às práticas implementadas pelas professoras estavam subjacentes à inventividade oriunda da cultura empírica; Constatou-se ainda a existência de conflitos envolvendo o ensino rural, os poderes públicos e as elites locais; bem como as transformações advindas com a lei 5692/71, as quais culminaram em melhorias dos prédios e na oferta de cursos de formação para as professoras. Diante disso conclui-se que, apesar de os cursos de formação docente terem sistematizado o currículo do ensino rural e terem introduzido o programa de ensino de forma apostilada, pouca aplicabilidade esses conhecimentos tiveram dentro das salas de aula, pois eram desconexos com as necessidades e a realidade do meio rural. Compreendeu-se que as professoras leigas elaboraram os conhecimentos por meio da prática e com isso construíram seus próprios modos de caminhar. Com suas inventividades, solidariedades e resistências criaram modos próprios de fazer, os quais resultaram na alfabetização das populações instaladas no meio rural e ao se constituírem professoras no próprio ofício, essas profissionais tornaram-se “poetas dos seus negócios”, “inventoras de trilhas”.
Abstract: This study seeks to understand how rural school teachers of Uberlândia, state of Minas Gerais, organized their practices before and after the 5692/71 Law by analyzing their history and their memories between 1950-1980. This study was conducted within the field of History of Education, from the perspective of Cultural History. The period selected was divided in two important historical moments: the first one is the period between 1950 and 1960, when rural education was predominantly provided by lay teachers; the second is the period after the 5692/71 Law, which required that teachers who worked at primary school (up to 4th grade) must have a minimum level of education (High School). The selection goes until 1980, when the process of nucleation of rural schools begins in the city and several transformations happen in these institutions' organization. The proposed aims were: to analyse the pedagogical practices adopted by the rural school teachers; to understand the relationship between training and teaching practices; to get to know these professionals working conditions; to perceive the representations these teachers built by themselves about their occupation and to perceive the meanings they attributed to their career. To achieve these goals, I made use of written and spoken sources. The written sources analyzed were notebooks of tests and activities, teaching planning notebooks, notes, short messages, attendance records, enrollment records, rural school passing records, school meetings minutes, legislative minutes, newspapers, the municipal education report and the municipal education plan. The spoken sources analysed were interviews with six teachers who have worked in rural schools. For the analysis of the documentation I used the following categories: teacher training, pedagogical practices, working conditions and representations. I found that the inventiveness of the empirical culture was underlying the practices implemented by the teachers. I also noticed the existence of conflicts between rural education, public authorities and local elites. The changes brought about by the 5692/71 Law, which culminated in buildings' improvements and in the provision of training courses for the teachers, were also noticed. Thenceforth, I concluded that the knowledge acquired through the teacher training courses was not very applicable in the classrooms because they were disconnected with the needs and the reality of rural areas, even though they systematized the rural education curriculum and introduced the teaching program in an apostille form. I realized that the lay teachers gained their knowledge through practice and therewith they constructed their own ways of walking. They used their inventiveness, solidarity and resistance to create their own ways of making things. These ways followed on the literacy of rural populations and, by training themselves through practice, these professionals became "poets of their business", "inventors of pathways".
Keywords: Professoras leigas
Lay teachers
Escolas rurais
Rural schools
Memórias
Memories
Representações
Representations
Formação docente
Teacher training
Práticas pedagógicas
Pedagogical practices
Condições de trabalho
Working conditions
Lei 5692/71
5692/71 Law
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: ASSIS, D.A. Inventoras de trilhas: História e Memórias das professoras das escolas rurais do município de Uberlândia-MG (1950 a 1980). 2018. 205 fl. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.275
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21159
Date of defense: 19-Feb-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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