Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21155
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A formação de professores nos cursos de pedagogia das universidades federais de Minas Gerais : o lugar do ensino de história |
Título(s) alternativo(s): | The training of teachers in the courses of pedagogy of the federal universities of Minas Gerais: the place of teaching history |
Autor(es): | Rocha, Camila Boaventura |
Primeiro orientador: | Guimarães, Selva |
Primeiro membro da banca: | Cunha, Valeska Guimarães Rezende da |
Segundo membro da banca: | Silva Júnior, Astrogildo Fernandes |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo investigar a formação docente para o ensino de História nos Cursos Superiores de Pedagogia das Universidades Federais do Estado de Minas Gerais. O universo pesquisado corresponde aos nove Cursos de Licenciatura em Pedagogia, ofertados pelas IFES: UFMG, UFSJ, UFU, UFJF, UFV, UNIFAL, FACIP/UFU, UFOP e UFVJM. Questionamos: Como ocorre a formação do professor nos cursos de Pedagogia para a atuação no ensino de História? Quais componentes curriculares dos cursos trabalham as questões do ensino de História? Qual o lugar do ensino de História nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Pedagogia das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) localizadas no estado de Minas Gerais? Há diferenças e semelhanças? De que modo as estruturas curriculares dos Cursos de Pedagogia contribuem para a preparação dos docentes para ensinar História? A investigação situa-se no campo da abordagem qualitativa da pesquisa em educação, utilizando-se de documentos públicos como fontes, sendo elas: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia no Brasil; as Diretrizes Nacionais de formação de professores da educação básica; os PPCs - Projetos Pedagógicos dos Cursos, os currículos e ementas das disciplinas pertinentes ao Ensino de História. Foram utilizados também questionários, enviados via e-mail aos professores formadores da área de ensino de História e aos respectivos coordenadores das Licenciaturas em Pedagogia. Os sujeitos colaboradores desta investigação foram sete docentes da carreira do magistério superior e sete Coordenadores dos respectivos cursos. O estudo evidenciou que os Projetos Pedagógicos dos Cursos estão em consonância com as diretrizes legais, contudo, os PPCS dos Cursos e os testemunhos mostraram-nos que o espaço-tempo do ensino de História nestas Licenciaturas é restrito e não possibilita formação plena e sólida dos egressos neles formados, para ensinar História nos primeiros anos de escolaridade. Os documentos institucionais das IFES analisados tratam de modo superficial as disciplinas de conteúdos de ensino o que evidencia a abordagem restrita e introdutória da formação de professores na área do ensino de História. |
Abstract: | This dissertation is focused on teacher training for the teaching History in Pedagogy Courses offered by Federal Universities from the state of Minas Gerais. The research universe corresponds to nine Education Degree Courses, offered by Federal Institutions of Higher Education: UFMG, UFSJ, UFU, UFJF, UFV, UNIFAL, FACIP / UFU, UFOP and UFVJM. Our question is: How does occur the training teacher education in Pedagogy Courses in order to they act in teaching History? What curriculum components of courses are related to the questions of teaching History? What is the place of teaching History in Pedagogical Projects of Pedagogy from Federal Institutions of Higher Education in the state of Minas Gerais? Are there differences and similarities? How the curriculum frameworks of Pedagogy Courses contribute to prepare teachers in order to teach History? The investigation is located in the field of qualitative approach in education research, using the following sources: public documents, such as: the National Curriculum Guidelines for the Pedagogy courses in Brazil; National Guidelines of basic education teacher training; PPC's - Pedagogical Projects of the Courses, curricula and relevant discipline menus of teaching History. They were also used questionnaires sent via email to former teachers of History and their respective coordinators of Pedagogy Courses. The subjects involved in this investigation were seven university teaching career teachers and seven coordinators of these respective courses. The study showed that the Pedagogical Projects of these courses are in line with the legal guidelines, although the PPC's of these courses and testimony showed us that the History of the teaching of spacetime in these Graduations is restricted and does not allow full and solid training of graduates in order to become enable to teach History in the early years of schooling. Institutional documents of Federal Institutions of Higher Education analyzed treat superficially the disciplines and contents of teaching, which reveal the restricted and introductory approach of teacher training in the area of teaching History. |
Palavras-chave: | Educação Professores - Formação Educação - Estudo e ensino -História Professores universitários - Formação Formação Docente Ensino de História Cursos de Pedagogia Teacher Education Teaching History Pedagogy Courses |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | ROCHA, Camila Boaventura. A formação de professores nos cursos de pedagogia das universidades federais de Minas Gerais : o lugar do ensino de história. 2016.180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.364 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.364 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21155 |
Data de defesa: | 17-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FormaçãoProfessoresCursosPedagogiaUniversidades.pdf | Dissertação | 4.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.